Na noite da última terça-feira (23), o Sport voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro de 2022. O resultado positivo foi sobre a equipe da Chapecoense, na primeira derrota sofrida pela equipe catarinense fora de casa neste campeonato.
Com a vitória, o Sport subiu para a quinta colocação, com 37 pontos conquistados. Porém, esta não é uma posição definitiva, já que a partida entre Sport e Chapecoense abriu a 26ª rodada da competição.
O Leão terá que secar Tombense (36), Londrina e CRB (35), se não quiser ser ultrapassado no complemento da rodada. Porém, de acordo com os objetivos do clube, estes times podem já ficar como alvos passados.
O Sport mira o topo, o G4 da competição, na busca pelo acesso para a Série A de 2023. Para isso, o Leão terá como alvos as equipes mais "alcançáveis" do grupo dos quatro primeiros: Bahia (44), Grêmio (44) e Vasco (42).
Após a vitória sobre a Chapecoense, o Sport tem 7,5% de chances de acesso para a Série A de 2023, segundo cálculos feitos pelo site Chance de Gol.
Essa porcentagem pode acabar aumentando, de acordo com o decorrer a rodada. Além dos times que estão abaixo do Sport, há o confronto entre Bahia e Vasco, que fecha a 26ª rodada. Dependendo deste último resultado, as chances do Sport podem aumentar.
Dentre os três resultados possíveis nesta partida, um triunfo do Bahia pode ser considerado como o melhor, pois manteria o Vasco com 42 pontos, a cinco do Sport.
Um empate entre Bahia e Vasco deixaria o Sport a seis pontos do G4, mas seguraria os dois adversários, sem nenhum desgarrar de vez: o Bahia ficaria com 45 (8 pontos para o Sport) e o Vasco com 43 (6 pontos do Sport). Dito isso, uma vitória do Vasco, neste cenário, seria o pior resultado possível.
O técnico do Sport, Claudinei Oliveira, falou na coletiva pós-jogo sobre essa aproximação do Sport como G4:
"Faltam 12 jogos. Se a gente ganhar 9 dos 12, a gente sobe com certeza. 64 pontos eu acho que dificilmente não dá acesso. Mas enfim, é difícil, não é fácil não, é difícil. Ninguém vai aqui falar que fácil, mas a gente tem que batalhar jogo a jogo. Nessa rodada, com certeza, a gente diminui a diferença para o G4 que tem confronto entre Bahia e Vasco. Ou diminui 2 pontos para os dois ou 3 pontos para um dos dois. Então, a gente vai diminuir a diferença, ficar mais próximo, ainda tem os confrontos, não jogamos com nenhum dos quatro (do G4 no returno) ainda... Então o que nos compete é ganhar o próximo jogo", disse Claudinei Oliveira, técnico do Sport.