*Com informações da AFP
O Chelsea, que tem um início de temporada com vários tropeços, anunciou nesta quarta-feira (7) a demissão do técnico alemão Thomas Tuchel, responsável pela conquista da Champions League em 2021.
A saída ocorre um dia após a derrota para o Dinamo de Zagreb por 1 a 0 pela Liga dos Campeões 2022/23.
Tuchel chegou ao clube em janeiro de 2021 e conquistou o título europeu apenas quatro meses depois. Atual sexto lugar na Premier League, o Chelsea mudou de proprietário em maio, com a chegada de um consórcio de investidores liderado pelo empresário americano Todd Boehly.
Chelsea: Anúncio da demissão de Tuchel
"Em nome de todos no Chelsea, o clube gostaria de demonstrar sua gratidão a Thomas e à sua equipa por todos os esforços durante a permanência no clube. O Thomas vai ter, merecidamente, um lugar na história do Chelsea, depois de vencer a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes", afirma o comunicado.
"Mas quando a nova diretoria celebra 100 dias no comando do clube e continua trabalhando duro para fazer a instituição avançar, os novos proprietários acreditam que é o momento oportuno para fazer esta mudança", completa a nota.
Tuchel tinha contrato até 2024, mas foi demitido após um início de temporada abaixo do esperado com os Blues. O clube gastou muito em contratações na pré-temporada, com quase 300 milhões de euros investidos em jogadores como Raheem Sterling, Wesley Fofana e Pierre-Emerick Aubameyang.
Próximo jogo do Chelsea
O Chelsea, que enfrenta o Fulham no sábado pelo campeonato inglês, terá que mudar de rumo rapidemente, antes da partida decisiva contra o RB Salzburg na próxima quarta-feira pela Liga dos Campeões.
Substituto de Tuchel
Ainda é cedo para se falar em substituto para Thomas Tuchel no Chelsea e o clube não comentou sobre a chegada de um novo comandante. Porém, alguns nomes surgem como possíveis alternativas:
Graham Potter
Sensação da atual temporada da Premier League, Graham Potter comanda o Brighton que faz boa campanha. A equipe é quarta colocada e só perdeu uma vez em seis partidas, começo de campeonato que destaca o bom trabalho de Potter.
Mauricio Pochettino
Ex-técnico de Tottenham e PSG, Mauricio Pochettino está sem clube desde a sua saída do time de Paris.
Caso o Chelsea tenha interesse, pode enfrentar concorrência do Sevilla, que já o cogita como possível substituto do pressionado Lopetegui.
Brendan Rodgers
Atual treinador do Leicester, Rodgers amarga a lanterna da Premier League e tenta remodelar a equipe após as perdas na janela de transferências.
Antes da chegada de Tuchel em 2021, Rodgers foi considerado como substituto de Frank Lampard. Porém o negócio não vingou. Vale lembrar que Rodgers já dirigiu o Chelsea no passado.