Mesmo na lanterna, o torcedor do Náutico ganhou motivação para acredita na permanência na Série B. O Timbu emplacou duas vitórias seguidas pela segunda vez na edição, o que encurtou a distância para deixar o Z4.
O Náutico pode deixar a zona de rebaixamento na próxima partida marcada para os Aflitos. Nesta rodada, o Timbu viaja ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco, em São Januário, e retorna ao Recife para receber o Sampaio Corrêa na 31ª rodada.
Atualmente, os últimos oito times disputam a permanência na Série B do Brasileirão. Do 12° para cima, a diferença para o primeiro time do Z4 é de sete pontos, enquanto a partir do 13° a distância é de no máximo dois pontos.
Novorizontino, Chapecoense, CSA, Brusque, Vila Nova, Operário, Guarani e Náutico disputam quatro vagas na Série B 2023. Os demais serão rebaixados à Série C.
Em quatro jogos pelo Náutico, Dado conquistou duas vitórias e sofreu duas derrotas. Sob o seu comando, a equipe voltou a conseguir emplacar dois triunfos consecutivos na Série B, feito inédito até a chegada do treinador.
A sequência positiva, construída nos Aflitos, colocou o Náutico de volta na briga contra o rebaixamento. Considerando apenas os jogos a partir da 26ª rodada da Série B, quando Dado assumiu o Timbu, a equipe seria a 10ª colocada da competição.
Ainda no recorte, o Náutico é o terceiro time com melhor aproveitamento dentre os oito que lutam pela permanência, só perdendo em pontos para o Vila Nova e igualado com o Guarani, perdendo no saldo de gols construído pelas equipes.
Para conferir a tabela completa do Brasileirão Série B 2022, clique aqui.
Além de conseguir emplacar duas vitórias seguidas pelo Náutico na Série B, algo que só havia ocorrido uma vez na edição, Dado proporcionou um feito inédito do Timbu nesta Segundona. O time passou duas rodadas sem sofrer gols em sequência.
Pior defesa da Série B 2022, o Náutico só havia passado dois jogos sem ser vazado em 25 jogos disputados antes da chegada de Dado Cavalcanti. Após a estreia do treinador, o Timbu repetiu o número de jogos sem sofrer gols em apenas quatro partidas.
Mesmo com a evolução, o Náutico segue como o time que mais sofreu gols na Série B, sendo vazado em 40 oportunidades.