O Álbum da Copa do Mundo 2022 é um item que tem um valor sentimental e histórico superior ao seu valor "meramente" material.
Em resumo, o livro ilustrado e as figurinhas não se resumem a pedaços de papel e plástico e, explicando tal sucesso de vendas, é um pedaço da história das Copas do Mundo.
Mas, muitos colecionadores acabam não tendo o cuidado adequado com os seus álbuns e acabam estragando a capa, as páginas e até as figurinhas.
Não é raro conhecermos pessoas que tenham álbuns, de Copas passadas, rasgados, amassados ou com páginas descoladas.
Separamos aqui, alguns cuidados que são precisos ter para conversar o álbum e, inclusive, fazê-lo ter um maior valor, não só para agregar à própria coleção, como também para eventuais vendas no futuro.
..
1. NÃO LEVE O SEU ÁLBUM PARA TROCAR FIGURINHAS
Um dos maiores erros que o colecionador pode ter é levar o álbum para trocar as figurinhas, seja em feiras de troca, escola, faculdade ou até mesmo trabalho.
Os álbuns são itens de coleção e, pela sua natureza, são itens mais contemplativos do que "utilitário", por falta de termo melhor, como uma graphic novel ou livros de narrativa.
Portanto, as folhas, sobretudo após coladas as figurinhas, não são feitas para uma manipulação constante.
Levar o álbum para trocas, com a finalidade de saber quais figurinhas estão faltando é um convite a ficar mexendo no álbum, folheando e, mesmo com algum cuidado, acabar o danificando.
Além disso, o próprio ato de carregar o álbum, sobretudo se o colocá-los em bolsas, pode dobrá-lo e amassá-lo.
COMO FAZER O CONTROLE PARA TROCAS DE FIGURINHAS?
A Panini disponibiliza, eu seu aplicativo para mobiles PaniniCollectors, uma tabela interativa para o colecionador poder marcar quais as figurinhas já tem coladas e quais restam para completar o álbum.
Não vale R$ 9.000! Veja real valor da figurinhas extras
2. NÃO DOBRE O ÁLBUM E SUAS FOLHAS
Não adianta levar o álbum para as feiras de troca e não tomar cuidado com ele em casa. Evite dobrar o álbum e suas folhas, sobretudo após coladas as figurinhas. Este raciocínio serve para quando o álbum está fechado.
Quando aberto e sendo folheado, o colecionador deve buscar virar as páginas pegando pelas pontas e não pelo meio.
Com o álbum vazio, tal técnica pode não ser tão prejudicial, mas uma vez coladas as figurinhas, as folhas podem ficar permanentemente dobradas pelo fato estarem "coladas" pelas figurinhas.
3. PROCURE COLAR O MÁXIMO DE FIGURINHAS, E NA ORDEM DAS PÁGINAS, DE UMA VEZ
Como dito acima. Manipular o álbum em excesso, e da maneira incorreta, é um risco para a preservação do álbum em bom estado.
Portanto, procure fazer uma colagem ordenada e direta das figurinhas, evitando, ao máximo, folheá-lo sem necessidade.
Quanto custa completar o álbum de figurinhas da Copa? Confira os preços
4. NÃO USE LIGAS OU DOBRE AS FIGURINHAS
As figurinhas são resistentes, mas, não são indestrutíveis. Trocar faz parte da natureza da coleção, mas isso não significa que algumas técnicas não as danifiquem.
A forma majoritariamente utilizada pelos colecionadores são as ligas elásticas. Práticas, baratas e simples de usar, se mal utilizadas, podem amassar ou dobrar as figurinhas.
Isso por que, as ligas exercem uma pressão nas figurinhas, se a pressão for excessiva, isso poderá danificá-las.
SOLUÇÕES PARA TRANSPORTAR FIGURINHAS
A melhor forma de transportar as figurinhas é adquirindo caixas com "slots", ou espaços, onde o colecionador possa distribuir as figurinhas.
Um outra solução, que não exclui o uso das ligas elásticas é colocar um papel dobrado, ou algum material rígido, acima das figurinhas, e outro abaixo.
Sendo assim, as ligas exercerão pressão sobre essas superfícies, mas não afetarão as figurinhas.