Um tumulto generalizado ocorreu, causando 127 mortes, após uma partida em um estádio neste sábado, na Indonésia. A tragédia aconteceu durante a partida entre dois times da primeira divisão do futebol nacional.
Segundo as informações do inspetor-chefe da polícia local, dois dos 127 mortos eram policiais e outras 180 pessoas ficaram feridas.
O tumulto teve início depois do fim da partida entre Arema FC e Persebaya Surabaya. O time visitante Persebaya, ganhou por 3 a 2.
Informações da imprensa são conta que o tumulto começou quando torcedores invadiram o campo e protestaram contra os jogadores e funcionários do clube local.
As cenas fortes de pancadaria e discussão tomaram conta das redes sociais. Confira:
Mesmo dispersando a torcida para fora do estádio, a polícia não conseguiu conter o tumulto, que continuou. Lá fora, bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas e dois carros de polícia foram destruídos, um deles explodiu após ter sido incendiado.
Brasileiros na indonésia
Quatro brasileiros estiveram em campo nesta noite. Maringá, goleiro do time da casa, e Higor Vidal, Léo Lelis e Sílvio Júnior, jogadores visitantes - os dois últimos fizeram gols no jogo.
Nota oficial
O time dono do estádio, Arema FC, divulgou um pronunciamento oficial de seu presidente, Abdul Haris:
"O Arema FC expressa suas profundas condolências pelo desastre em Kajuruhan (nome do estádio). A direção do Arema FC tabém é responsável pelo tratamento das vítimas, tanto as que morreram quanto as feridas.
Como acompanhamento, a gerência do Arema FC também estabelecerá um centro de crises ou posto de informações às vítimas para receber relatórios e tratar as vítimas que estão hospitalizadas e doentes.
Às famílias das vítimas, a direção do Arema FC pede imensas desculpas e está pronta para indenizar. A direção está pronta para aceitar sugestões de tratamento pós-desastre para que muitos sejam salvos."