O mundo do xadrez entrou em choque com um escândalo para lá de inusitado nos últimos dias. Tudo envolve o norte-americano Hans Niemann, de 19 anos. Tudo porque, segundo o jornal The Wall Street Journal, Niemann teria trapaceado uma série de jogos em 2020. Seriam mais de 100 jogos online suspeitos de trapaça.
Niemann foi acusado até de roubar o pentacampeão mundial Magnus Carlsen, na Sinquefield Cup, nos Estados Unidos. A derrota interrompeu uma invencibilidade de 53 partidas do norueguês.
O detalhe é que a forma como Niemann estaria roubando é algo bem inusitado. Segundo o Reddit, ele estaria utilizando plugues anais eletrônicos conectados e a um computador. Esse equipamento daria dicas através de vibrações em código Morse.
Carlsen se retirou da competição e acusou Niemann de trapacear mais vezes. O enxadrista já reconheceu que roubou em alguns jogos do passado, quando tinha entre 12 e 16 anos.
Dessa vez, a suspeita se dá porque há sinais notáveis de que os padrões de movimentação de Niemann no tabuleiros são incomuns dada a carreira de Niemann. Alguns dizem que ele nem parecia se esforçar para jogar ou mover as peças.
No entanto, não há provas concretas que Niemann realmente roubou. Como é muito difícil provar o roubo no xadrez, as conclusões demoram mais, assim como as investigações.