Nesta semana foi aberto pelo 17° juizado local, um pedido de abertura de processo contra o jogador Neymar, por corrupção na sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013. De acordo com o jornal italiano Gazzetta dello Sport, a acusação envolve o atacante que atualmente está no PSG, seus pais e os diretores de ambas as equipes.
De acordo com a publicação, os números da negociação estariam abaixo do registrado oficialmente de acordo com a Companhia Dis, dona de 40% dos direitos do jogador. A empresa então, decidiu colocar os envolvidos na justiça, com a acusação de obter benefícios próprios na negociação.
Além do nome de Neymar, também estão envolvidos o pai do jogador, Neymar da Silva Santos, a mãe, Nadine Santos, o ex-presidente do Barcelona Josep Maria Bartolomeu, o atual executivo do clube catalão, Sandro Rosell e outros dirigentes do Santos que estariam na época envolvidos no esquema.
A acusação contra o jogador incialmente resultaria em cinco anos de prisão e multa de 150 milhões de euros. Já o pai de Neymar, teria na sua pena o acréscimo de duas temporadas e sem representar filho no cargo ao qual exerce.
Acusação sobre a negociação
Na disputa entre Barcelona e Real Madrid pela contratação do craque do Santos em 2013, o Presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, teria testemunhado o esquema. De acordo com a Dis, a equipe merengue pagaria valores bem mais altos do que os que o Barcelona declarou para ter o atacante. O executivo merengue poderá ser intimidado para prestar declarações sobre a negociação no processo.