Neymar teve que sentar no banco dos réus nesta segunda-feira (17), em julgamento na cidade de Barcelona, na Espanha. O jogador é acusado de corrupção empresarial no processo que envolve a venda dele do Santos para o Barcelona e pode pegar dois anos de prisão assim como uma multa de 10 milhões de euros, ambos pedidos pelo Ministério Público da Espanha.
Neymar compareceu ao tribunal ao lado dos seus pais, que também são processados pelo caso. Ele ficou no banco dos réus durante algumas horas. Mas a defesa do jogador solicitou que o atleta fosse liberado já que atuou nesse domingo pelo PSG, no Campeonato Francês. Assim, recebeu autorização para deixar o tribunal para que pudesse descansar.
Além de Neymar e seus pais, estão sendo julgados os ex-presidentes do Barcelona, Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, o ex-presidente do Santos, Odílio Rodrigues Filho, e as pessoas jurídicas de Santos, Barcelona e da empresa que administra a carreira de Neymar.
O julgamento deve ir até o dia 31 de outubro. Neymar deve depor no dia 21 deste mês, apesar de não haver uma data já agendada e definida pelo tribunal de Barcelona.
Neymar fora da Copa do Mundo?
Mas mesmo que seja considerado culpado no caso, Neymar dificilmente perderá a Copa do Mundo 2022, no Catar. Isso porque é muito provável que haja possibilidade de recursos e de acordos com as autoridades da Espanha. E caso seja inocentado, não sofrerá nenhuma pena.