Neste início de semana, Neymar tem comparecido a audiências na Espanha para tratar de uma acusação de fraude fiscal envolvendo sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013.
Mas, afinal, do que se trata a fraude fiscal, por que está sendo julgada na Espanha e o que Santos e Barcelona tem a ver com isso?
ENTENDA O QUE É FRAUDE FISCAL E POR QUE NEYMAR ESTÁ SENDO ACUSADO
Fraude é um conceito mais amplo que diz respeito a "qualquer ato ardiloso, enganoso, de má-fé, com o intuito de lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever".
No caso, a fraude fiscal tem por objetivo o não pagamento dos impostos e taxas devidos ao Estado, no caso, o governo espanhol. Acontece, por exemplo, nos casos de sonegação, quando o valor declarado ao fisco é abaixo do valor real.
No caso de Neymar, a acusação se dá por parte da DIS Sports, empresa que possuía parte dos direitos econômicos do jogador e que se sente lesada por ter recebido valores abaixo do que teria por direito.
No caso, a fraude é a modalidade pela quase se comete um crime. Neymar, bem com seus pais, os ex-presidentes de Barcelona e Santos, além dos próprios clubes, estão sendo acusados de corrupção empresarial.
NEYMAR PODE SER PRESO? VEJA A POSSÍVEL CONDENAÇÃO DO JOGADOR DO PSG E SELEÇÃO BRASILEIRA
A Promotoria do caso pede a pena de dois anos de prisão a Neymar, além do pagamento de multa no valor de 10 milhões de euros (R$ 51,9 milhões) sob alegação de ocultação de aproximadamente 30 milhões de euros nos valores declarados em sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013.
Segundo o divulgado pelo Barcelona, à época, a compra de Neymar junto ao Santos se deu por 57,1 milhões de euros.
Mas, após denúncia do grupo de investimento DIS, que possuía parte dos direitos econômicos do jogador, a justiça espanhola calculou que a transação teria custado ao menos 83 milhões de euros.
São acusados, além de Neymar, as seguintes pessoas físicas e jurídicas:
- Neymar Pai
- Nadine Santos (mãe de Neymar)
- Josep Maria Bartomeu (ex-presidente do Barcelona)
- Sandro Rosell (ex-presidente do Barcelona)
- Odílio Rodrigues Filho (ex-presidente do Santos)
- Santos
- Barcelona
- NR Sports