A Promotoria de Barcelona retirou nesta sexta-feira (28) todas as acusações contra Neymar no caso de corrupção na transferência dele do Santos para o Barcelona. Os demais réus também tiveram as acusações retiradas. Ou seja, Neymar está livre. Não há risco algum dele perder a Copa do Mundo 2022, no Catar.
Neymar tinha sido acusado de corrupção na transferência do Barcelona e estava sendo investigado pela Justiça da Espanha. A Promotoria havia pedido prisão de dois anos e multa de 10 milhões de euros.
Além de Neymar, os pais dele, os ex-presidentes do Barcelona - Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu - e o ex-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, também eram investigados. As pessoas jurídicas de Barcelona e Santos também estavam envolvidas.
A investigação ocorreu por suspeita de fraudes na transferência de Neymar do Santos para o Barcelona. O valor inicial anunciado foi 57,1 milhões de euros. No entanto, havia suspeitas de que esse valor seria muito maior: em torno de 83 milhões de euros.
O julgamento começou neste mês de outubro e Neymar chegou a ser ouvido pela Justiça. Ele sentou no banco dos réus e declarou que apenas assinava os documentos que o pai pedia.