Isabel Salgado, ex-jogadora de vôlei, morreu nesta segunda-feira (16), após complicações respiratórias. Ela estava internada desde terça-feira (14) e foi diagnóstica com uma bactéria no pulmão.
Isabel não foi diagnosticada com covid-19. Ela fez o exame e deu negativo. Ainda assim, chegou a ser entubada. Piorou durante a madrugada desta quarta-feira (16) e teve a morte diagnosticada pela equipe médica.
Isabel foi uma das maiores jogadoras de vôlei da história do Brasil. Pioneira, foi a primeira a jogar fora do País de maneira profissional. Além disso, foi uma das primeiras a migrar da quadra para a praia.
Isabel jogou duas Olimpíadas - 1980 e 1984, em Moscou e em Los Angeles respectivamente.
Isabel Salgado deixa cinco filhos. Carol, Pedro e Maria Clara jogaram ou jogam vôlei ainda. Carol, inclusive, é uma das favoritas ao título nos Jogos de Paris, em 2024.
Isabel na equipe de Lula
Isabel morreu dois dias após ser anunciada para a equipe de Lula. Ela iria compor o grupo técnico de transição ao lado de Ana Moser e Raí. Ela não chegou a iniciar os trabalhos já que ficou doente.
Lula, inclusive, chegou a mandar mensagem sobre a morte de Isabel.
"Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino."