A Dinamarca enfrenta a Tunísia pela primeira rodada do Grupo D da Copa do Mundo 2022 e um detalhe no uniforme dinamarquês chama bastante atenção de quem está assistindo a partida: A aparente ausência de escudo e fornecedora de material esportivo no uniforme da seleção nórdica.
No entanto, se olhar atentamente, o torcedor perceberá que eles estão, sim, presentes no uniforme, em tons apagados. Tanto o escudo da DBU (Dansk Boldspil Union), a Associação Dinamarquesa de Futebol, no lado esquerdo, quanto a marca da Hummel, fornecedora de material esportivo, na direita.
ESCUDO E PATROCÍNIO APAGADO DA DINAMARCA É PROTESTO CONTRA O CATAR
A Copa do Mundo é, além da maior competição do futebol, uma grande oportunidade comercial, o que aumenta ainda mais a estranheza com a escolha da Dinamarca de "esconder" suas marcas na camisa de jogo.
Isso é, claro, proposital, e trata-se de um protesto contra as violações de direitos humanos do Catar durante este ciclo de Copa, sobretudo no que diz respeitos aos trabalhadores que perderam suas vidas nas obras dos estádios.
Em comunicado, ao anunciar os uniformes da Dinamarca para a Copa, a Rummel explicou a decisão.
"Essa camisa carrega uma mensagem. Nós não queremos ser visíveis em uma competição que custou a vida de milhares de pessoas. Nós apoiaremos a Dinamarca durante todo o seu caminho, mas é uma vergonha apoiar o Catar como país-sede"