O Canadá, que será sede em 2026 ao lado de México e EUA, volta à Copa do Mundo depois de 36 anos e chega com moral ao Catar para disputar a sua segunda Copa na história. A estreia é nesta quarta (23), contra a Bélgica, às 16h, no Ahmed bin Ali Stadium.
Essa moral passa pela campanha nas Eliminatórias da Concacaf, onde se classificou em 1° lugar, com folgas e um futebol bastante competitivo. Tal desempenho passa, e muito, por dois nomes: Alphonso Davies e Jonathan David.
ALPHONSO DAVIES e JONATHAN DAVID: Conheça as joias do Canadá na Copa do Mundo
ALPHONSO DAVIES
O primeiro é mais conhecido do público geral. Lateral-esquerdo titular do Bayern de Munique, e campeão da Champions 2019-20, Alphonso Davies tem apenas 22 anos e joga mais livre no time Canadense, como meia aberto pela esquerda.
Ele soma absurdos 12 gols e 17 assistências em 34 jogos pela seleção do Canadá. Em resumo, são 29 participações diretas em gols para o jogador.
Além disso, ele é um vencedor na vida. Davies nasceu em Buduburam, um campo de refugiados em Gana, antes de conseguir emigrar para o Canadá, quando tinha apenas cinco anos.
JONATHAN DAVID
Já Jonathan David, também de 22 anos, nasceu no Brooklyn, nos EUA, mas faz sucesso na França, pelo Lille, por onde foi campeão francês, superando o PSG, na temporada 2020-21.
Nesta temporada, ele soma 9 gols e 3 assistências em 15 jogos e tende a superar os 13 gols marcados quando foi campeão, e os 15 da temporada passada, aumentando interesse de times como o Barcelona, que já sondou sua contratação.
Pela seleção, ele marcou 22 gols e deu 13 assistências em 35 jogos, média de uma participação direta em gols por jogo. Nas Eliminatórias, ele foi o artilheiro do Canadá, com 9 gols, além de 7 assistências, em 18 jogos.