Comandando a Holanda pela terceira vez, Louis Van Gaal, é o técnico mais velho nesta edição da Copa do Mundo. O experiente treinador de 71 anos, possui um longo currículo, com títulos e polêmicas em passagens marcantes no Barcelona, Bayern de Munique e Ajax.
O holandês chegou a abandonar a carreira como treinador em 2019, mas aceitou reassumir o comando da Holanda, em 2021 e levá-la de novo ao Mundial. Alguns problemas de saúde quase atrapalharam o técnico, mas no Catar, ele se diz concentrado para conquistar o primeiro título da Laranja Mecânica.
Essa é a terceira passagem de Van Gaal como treinador da Holanda. Na primeira vez, fracassou ao não conseguir classificar a equipe para a Copa do Mundo. Na segunda, em 2014 terminou a competição na terceira colocação, derrotando o Brasil na disputa pelo terceiro lugar.
Após o mau desempenho de Frank de Boer à frente da Holanda, Van Gaal abandonou a aposentadoria e assumiu o desafio de colocar a Holanda nos trilhos.
“Aceitei esse trabalho simplesmente porque não havia mais ninguém disponível”, contou o holandês.
Essa trajetória foi difícil, já que o treinador sofreu uma micro fratura lombar ao cair quando tentava descer de uma bicicleta, o que o fez querer desistir de comandar a Holanda, mas foi convencido a continuar e dirigiu a equipe em uma cadeira de rodas.
Em abril de 2022, Van Gaal informou que havia feito tratamento para combater um câncer de próstata, onde conseguiu se recuperar. O treinador não garante que encerrará a carreira após o Mundial do Catar.
“Se este é o meu último torneio como técnico nacional? Essa ainda é uma questão. Imagino que sim, mas nunca se sabe. Sigo dizendo isso”, afirmou Van Gaal.
Ver essa foto no Instagram
Seu substituto na Holanda já foi definido e é um velho conhecido do futebol Mundial: Ronald Koeman, ex-Barcelona.