O Japão entra em campo neste domingo (27), contra a Costa Rica, às 7h da manhã, horário de Brasília, podendo conquistar, pela segunda vez seguida, a classificação para as oitavas-de-final da Copa do Mundo.
Para que isso aconteça, até mesmo um empate pode ser o suficiente, desde que a Espanha vença a Alemanha.
Nesse contexto, os alemães só poderiam chegar aos 3 pontos na última rodada e os costarriquenhos, que enfrentarão os alemães, teriam não apenas que vencer, mas tirar uma diferença que hoje é de 8 gols (-7 x +1) de saldo para os japoneses.
VITÓRIA PODE NÃO SER SUFICIENTE PARA JAPÃO SE CLASSIFICAR PARA AS OITAVAS DA COPA DO MUNDO
Embora seja um cenário mágico e que classificaria a imensa maior parte das seleções desta Copa, somar 6 pontos pode não ser suficiente para o Japão garantir a vaga nas oitavas-de-final.
Isso por que, caso eles vençam, mas a Alemanha vença a Espanha, os japoneses poderiam ser alcançados pela dupla europeia na última rodada, terminando todos os três com 6 pontos. Neste cenário, valeria, como critério de desempate, o saldo de gols, o que já os coloca com séria desvantagem diante da Espanha.
E, a julgar pela capacidade de uma Alemanha, eventualmente viva e empolgada pela vitória contra uma rival tão forte, de golear a Costa Rica na última rodada, nada estaria garantido, embora, o Japão jogasse pelo empate diante de uma pressionada Espanha.
Seria um duro golpe, talvez um dos mais duros da história das Copas, ver o Japão cair na fase de grupos com 6 pontos, mas, é uma possibilidade não tão irreal quanto se pode parecer. Por isso, é importante vencer, e bem, a Costa Rica ou ligar o secador no máximo contra os alemães neste domingo (27).