A Federação Iraniana de Futebol deve pedir a exclusão dos Estados Unidos da Copa do Mundo do Catar 2022. O advogado da entidade irá fazer em breve a solicitação junto a Fifa. A informação foi divulgada pelo GE.
- CHAVEAMENTO DA COPA DO MUNDO 2022: Veja CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL, jogos, grupos e resultados
- TABELA COMPLETA DA COPA DO MUNDO 2022: Confira jogos, grupos e chaveamento das oitavas de final
- ARTILHARIA DA COPA DO MUNDO: Confira os jogadores com mais GOLS na COPA DO MUNDO DO CATAR 2022
- CLASSIFICAÇÃO DA COPA DO MUNDO 2022: Veja classificação ATUALIZADA da Copa do Catar
A ideia dos iranianos é apresentar uma denúncia no Comitê de Ética da Fifa. Entre as possibilidades de pena, uma suspensão por 10 jogos.
O motivo da revolta do Irã é uma foto publicada na conta oficial dos Estados Unidos. Na imagem, do Grupo B do Mundial do Catar, o país removeu o emblema da República Islâmica do centro da bandeira do Irã.
Em entrevista a "Tasnim News Agency", Safia Alaah Faghanpour, funcionária da Federação Iraniana, disse que a "ação realizada em relação à bandeira iraniana é antiética e contra a lei internacional".
A ação dos Estados Unidos acontece em meio a uma onda de manifestações. A ideia do país seria demonstrar apoio às mulheres iranianas, que lutam por direitos básicos.
Nesta terça-feira, às 16h (horário de Brasília), Estados Unidos e Irã se enfrentam no estádio Al Thumama, em jogo válido pela terceira e última rodada do Grupo B. Quem vencer se classifica para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022.