A Copa do Mundo não é só futebol. Nesta terça-feira (29), o 22° mundial de futebol da história colocará frente a frente duas nações que são conhecidas, politicamente, por uma relação conflituosa e belicosa: Estados Unidos e Irã.
As duas seleções brigam por uma vaga nas oitavas-de-final da Copa 2022, no Grupo B, que ainda conta o Inglaterra e País de Gales. A bola rola às 16h, horário de Brasília, no Al Thumama Stadium. Esta não será a primeira vez que os países se enfrentam na Copa do Mundo, a primeira vez foi em 1998, na França.
ENTENDA A RELAÇÃO CONFLITUOSA ENTRE IRÃ X EUA
Mas, por que americanos e iranianos tem essa relação conflituosa? Outrora aliados, no pós-Segunda Guerra, a relação entre os países mudou completamente a partir de 1979 com a queda de Xá Pahlavi na revolução islâmica que instaurou a República Islâmica do Irã.
Com as novas diretrizes, o país se tornou muito averso à cultura ocidental, mais liberal se comparado aos pensamentos mais conservadores do novo governo do país persa (sim, o Irã não é árabe), cortando, inclusive, as relações comerciais.
De lá para cá, os conflitos, mais indiretos do que diretos, são diversos e com várias tentativas dos americanos de interferir na política interna iraniana e visando delimitar o avanço do poderio bélico dos iranianos.