Nesta terça-feira (29), Inglaterra e País de Gales se enfrentam pela última rodada do Grupo B da Copa do Mundo 2022. A bola rola às 16h, horário de Brasília, no Estádio Ahmed Bin Ali.
O jogo marca um confronto britânico, já que os dois países fazem parte do Reino Unido. Mas, afinal, qual a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha?
INGLATERRA
A Inglaterra é uma das quatro nações que formam o Reino Unido, que tem como chefe de Estado, o Rei Charles III, filho da recentemente falecida Rainha Elizabeth II.
O Reino Unido é formado, portanto, pela Inglaterra, que é o país "dominante" nesta relação, Escócia, Irlanda do Norte e o País de Gales, além de outros países espalhados pelo mundo pertencentes ao Commonwealth, como Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
Embora compartilhem o mesmo chefe de Estado, no caso, o Rei Charles, esses países possuem seus próprios chefes de governo, sejam presidentes ou primeiros-ministros, além do mesmo parlamento, com exceção dos países foram do espectro geográfica da Grã-Bretanha e Irlanda.
REINO UNIDO
O parágrafo anterior ajuda a explicar. O Reino Unido é a união das nações descritas acima. Sua bandeira, a Union Flag é, como mostrado na imagem, uma junção das bandeiras de Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, sendo a junção das três cruzes das bandeiras desses países.
GRÃ-BRETANHA
Se a delimitação do que é o Reino Unido é política, a da Grã-Bretanha se faz de maneira geográfica. Ao norte europeu, estão situadas duas ilhas, a ilha da Grã-Bretanha e a ilha da Irlanda.
A Grã-Bretanha é formada, portanto, por Inglaterra, Escócia e País de Gales, os britânicos, e a ilha da Irlanda é composta pela República da Irlanda, católica e separada politicamente dos vizinhos, e pela Irlanda do Norte, esta, sim, protestante, e vinculada à coroa britânica, sendo parte do Reino Unido.