A Copa do Mundo do Catar entrará para história! O Mundial terá pela primeira vez uma partida comandada apenas por mulheres. A francesa Stéphanie Frappart, é quem comandará Costa Rica e Alemanha, ao lado da mexicana, Karen Díaz e da brasileira, Neuza Back, um momento histórico no torneio.
Quem é Stéphanie Frappart?
Nascida no dia 14 de dezembro de 1983, em Le Plessis-Bouchard, Stéphanie Frappart, se interessou por futebol quando jogava no Val d'Oise,mas largou a carreira aos 18 anos e resolveu tentar a carreira como árbitra.
Em 2019, se tornou a primeira mulher a apitar uma partida do Campeonato Francês masculino. No mesmo ano, esteve presente no duelo entre Liverpool e Chelsea, pela Supercopa da UEFA, mas um grande feito.
"Foi uma sensação muito especial quando entrei no estádio e a torcida estava realmente torcendo por nós, nunca experimentei isso e em uma partida tão grande. No aquecimento, olhei em volta e pensei, os outros times não estão aqui, então eles devem estar torcendo por nós", contou em entrevista.
Em 2022, apitou Juventus e Dínamo de Kiev, sendo a primeira mulher a comandar uma partida de Champions League. No mesmo ano, novamente quebrou um tabu, sendo a primeira árbitra a apitar um jogo do Real Madrid na competição.
Agora, Frappart novamente fará história quando apitar Costa Rica x Alemanha.
"A Copa do Mundo masculina é a competição mais importante do mundo, não só o futebol. Mas fui a primeira árbitra na França, a primeira na Europa, sempre a primeira. Eu sei como lidar com isso", contou ao jornal The Athletic.
Ela está presente na partida desta quinta-feira, 01 de dezembro, entre Costa Rica e Alemanha, que acontecerá às 16h (horário de Brasília), partida válida pela terceira rodada da fase de Grupos do torneio.