Fãs do rei Pelé seguem atentos às atualizações sobre o adoecimento do ídolo, que está internado para tratar dois problemas. Entenda quais as doenças do ex-jogador nesta reportagem.
Pelé, que tem 82 anos de idade, está internado com uma infecção respiratória, enquanto também cuida de um câncer de cólon, diagnosticado em setembro de 2021.
INFECÇÃO RESPIRATÓRIA
Em tratamento contra o câncer de cólon há mais de um ano, Pelé teve o diagnóstico de infecção respiratória na última sexta-feira (2), e faz uso de antibióticos para cuidar desse problema.
De acordo com reportagem do UOL que ouviu médicos especializados no assunto, a infecção respiratória pode ser causada por vírus ou bactéria.
No caso de Pelé, como o boletim médico informou que o paciente era medicado com antibióticos, a causa é bacteriana.
-
COMO ESTÁ O PELÉ: Médicos falam sobre estado de saúde do Rei Pelé; ídolo tem infecção respiratória; saiba ÚLTIMAS NOTÍCIAS -
PELÉ tem ESTADO DE SAÚDE ATUALIZADO: Veja como ESTÁ o REI PELÉ HOJE NESTE DOMINGO -
COMO ESTÁ O PELÉ HOJE, domingo? Confira ESTADO DE SAÚDE e ÚLTIMAS NOTÍCIAS sobre o REI PELÉ, internado em tratamento contra câncer
Esse tipo de infecção pode atingir toda a parte do corpo envolvida na respiração como garganta, vias aéreas e pulmões.
O boletim médico não deu detalhes de qual tipo de infecção respiratória está acometendo Pelé, mas algumas das mais comuns são pneumonia (infecção no pulmão), sinusite (nos seios da face) e faringite (na faringe).
Pessoas em tratamento quimioterápico, como Pelé, podem ter o sistema imunológico mais comprometido, ficando mais expostas a esse tipo de infecção.
No entanto, pessoas saudáveis também podem contrair infecções respiratórias, já que essa é uma doença contagiosa, que pode se espalhar em ambientes com aglomerações de pessoas, como o transporte público e empresas ou escolas.
CÂNCER DE CÓLON
O câncer de cólon acomete o intestino do paciente e pode estar relacionado à herança genética ou a maus hábitos alimentares e sedentarismo.
Segundo os médicos, a maioria dos pacientes com este tipo de câncer tem mais de 50 anos. A boa notícia é que ele é considerado um câncer com evolução lenta, o que ajuda o tratamento.
O principal exame para diagnosticar o câncer de cólon é a colonoscopia.
Ainda conforme os médicos, manter bons hábitos alimentares e exercícios físicos regulares reduzem as chances de surgimento dos tumores malignos nesta região do corpo. O tabagismo também é um fator de risco para o câncer de cólon.
ESTADO DE SAÚDE DE PELÉ
O tratamento de Pelé é responsabilidade de uma equipe multidisciplinar de médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, um dos mais respeitados de toda a América Latina.
No mais recente boletim médico, divulgado na tarde do sábado (3), os profissionais que acompanham Pelé disseram que o ex-jogador está com quadro estável.
"[Pelé] Tem tido boa resposta também aos cuidados na infecção respiratória, não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24h", informou a nota divulgada pelo Einstein.