Blog do Torcedor - Últimas notícias de Flamengo, Palmeiras e Corinthians; Veja onde assistir ao vivo Brasileirão, Libertadores e Champions League

Torcedor

COPA DO MUNDO 2022

BRASIL X CROÁCIA VAI SER ANULADO? Argentina x Croácia vai ser adiado? Fifa vai mudar o resultado? Entenda confusão em torno da eliminação do Brasil na Copa do Mundo

Suposto "Erro de direito" em pênalti não marcado para o Brasil gerou pedidos de anulação da partida nas redes sociais

Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 13/12/2022 às 9:11
O duelo entre Brasil e Croácia foi válido pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022 - JACK GUEZ / AFP

Uma polêmica vem gerando uma confusão nas redes sociais e alimentando a esperança de alguns torcedores mal informados, a de que o jogo entre BrasilCroácia foi, ou será, anulado pela Fifa, trazendo a Seleção Brasileira de volta para a disputa da Copa do Mundo 2022.



A discussão se iniciou em função de uma brincadeira no Tik Tok e por alguns torcedores afirmarem que o erro do árbitro inglês Michael Oliver, que não marcou pênalti após toque na mão Juranovic dentro da área, se configura como um "erro de direito", o que permitiria a anulação do jogo.

JOGO BRASIL X CROÁCIA VAI SER ANULADO?

Antes de tudo, é mentira, ou Fake News, qualquer conteúdo que afirme que o jogo será, de fato, anulado. Isso não acontecerá e Argentina x Croácia jogam nesta terça-feira (13), às 13h, horário de Brasília, no Lusail Stadium, pela semifinal.

O QUE É "ERRO DE DIREITO" E POR QUE PODERIA ANULAR BRASIL X CROÁCIA?

Segundo o Lei em Campo, do Uol, estas são as definições de "ERRO DE DIREITO""ERRO DE FATO".

"O erro de direito ocorre quando a arbitragem aplica e/ou interpreta equivocadamente a regra do jogo, possibilitando a anulação da partida. Diferente do erro de fato, o qual ocorre quando a arbitragem não consegue detectar o que de fato aconteceu e com base nisso, se equivoca na marcação disciplinar".

PÊNALTI NÃO MARCADO POR MICHAEL OLIVER EM BRASIL X CROÁCIA NÃO FOI "ERRO DE DIREITO"

Não! Embora possa-se sim, argumentar, que o árbitro inglês Michael Oliver não marcou pênalti para o Brasil após a bola bater na mão do lateral-direito da Croácia, Juranovic, isso se trataria de um "erro de fato", o que não permite a anulação da partida.

Oliver, na ocasião, pode ter interpretado o lance como, por exemplo, um "movimento natural" do jogador croata que, de fato, não amplia, propositadamente, o espaço corporal com os braços, a fim de impedir a passagem da bola.

A polêmica fica por conta que lances, diferentes na prática, mas parecidos no conceito, como o marcado para Portugal contra o Uruguai, são marcados como pênaltis. Mas, outros tantos não são, havendo aí, claramente, uma divergência de critérios, configurando erro de fato.

FIFA JÁ ANULOU UM JOGO POR "ERRO DE DIREITO"

O ex-árbitro e hoje comentarista de arbitragem pela GloboSálvio Espíndola, escreveu, em 2014, quando trabalhava na ESPN, sobre um único jogo, sob seu conhecimento, que foi anulado por "erro de direito".

Segundo Espíndola, o jogo foi Uzbequistão x Bahrein, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2006.

Na ocasião, o árbitro japonês Toshimitsu Yoshida marcou falta após invasão de um jogador do Uzbequistão em cobrança de pênalti e anulou o gol uzbeque e reiniciando o jogo com tiro livre para o Bahrein, enquanto a regra mandava que houvesse a repetição da cobrança.

Neste caso, portanto, configurou-se como um erro de direito e a partida foi anulada.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS