Para muitos torcedores brasileiras, a eliminação do Brasil para a Croácia, na Copa do Mundo 2022, foi injusta e alguns, incrivelmente, pedem a "anulação da partida" em função de um "erro de direito" do árbitro inglês Michael Oliver ao não marcar um pênalti para o Brasil.
Por óbvio, os mesmos que defendem esta tese querem, portanto, que não haja o jogo entre Argentina x Croácia, marcado para esta terça-feira (13), às 16h, horário de Brasília, na semifinal.
ANULAÇÃO DE BRASIL X CROÁCIA É FAKE NEWS
Embora possa-se, sim, discutir sobre se houve ou não um erro por parte da arbitragem, ele não pode ser considerado um erro de direito.
Isso por que a não marcação do pênalti, ainda que fosse um erro, se daria através da interpretação do árbitro sobre o lance, configurando um erro de fato, não suficiente para anular uma partida.
Portanto, qualquer conteúdo que afirme que o jogo será, ou foi, anulado, trata-se de uma notícia falsa.
LANCE DO PÊNALTI NÃO MARCADO CONTRA O BRASIL
O lance em questão aconteceu logo aos três minutos do segundo tempo, quando, após cruzamento vindo da direita do ataque brasileiro, a bola toca na mão do lateral direito croata, Juranovic, dentro da área e não foi marcado pênalti, nem sugerida a revisão por parte do VAR.
A revisão não teria sido sugerida por um impedimento do ataque brasileiro na origem da jogada.