Bicampeã mundial e recheada de craques, a França vai em busca da sua quarta Final de Copa do Mundo na história. Para isso, precisa vencer o Marrocos, nesta quarta-feira (14), às 16h, horário de Brasília, no Al Bayt Stadium.
Mas, além dos títulos e de nomes como Mbappé e Griezmann, a França chama atenção, também, pelo seu "mascote" e escudo: O Galo.
POR QUE O ESCUDO DA FRANÇA É UM GALO?
O Galo Gaulês, mais precisamente, é o símbolo da seleção francesa de futebol. Estampando a camisa dos "Le Bleus" há mais de 100 anos, utilizando-o desde 1919.
O Galo não é somente um símbolo da seleção, mas de todo o país, sendo comum encontrar esculturas e desenhos do animal espalhado pela França, sendo, o mais notável deles, o que adorna os portões do palácio do governo, o Palais de l’Élysée, localizado na famosa avenida Champs-Élysées, em Paris.
Esse símbolo vem do "trocadilho" entre o animal e a palavra Gallus, que era a forma como eram chamados os habitantes de Gaulles, nome da região onde hoje fica situada a França.
O termo, que ficou em desuso, voltou a ser utilizado por ingleses e alemães, rivais históricos dos franceses, para se referirem ao povo francês de forma pejorativa. Como forma de "comprar a briga", os franceses adotaram o animal como símbolo nacional desde então.