Argentina e França fazem a grande Final da Copa do Mundo 2022 neste domingo (18), às 12h, horário de Brasília, no Lusail Stadium, em Lusail, no Catar.
Mas, embora seja certo que teremos uma grande decisão, os uniformes, definidos pela Fifa nesta quinta-feira (15), podem desagradar aos torcedores dos dois países e aos fãs mais tradicionalistas do futebol.
FRANÇA VAI JOGAR TODA DE AZUL, ARGENTINA DE CALÇÃO E MEIÕES BRANCOS
A França jogará toda de azul, uma combinação que trás excelentes recordações aos franceses, que foram campeões da Copa do Mundo em 2018, usando esta mesmíssima combinação contra a Croácia na Final em Moscou, na Rússia.
Em compensação, nesta Copa do Mundo, no Catar, foi com esse uniforme que os franceses perderam sua única partida, com o time reserva, para a Tunísia, na fase de grupos.
A Argentina, por sua vez, usará a camisa tradicional, azul e branca, mas com calções e meiões brancos, tal como nas classificações sobre Holanda e Croácia, nas quartas e semifinal.
Em termos de retrospecto, os argentinos perderam sua duas últimas finais, em 1990 e 2014, jogando com a segunda camisa, o que não acontecerá desta vez.
FIFA PODERIA ATENDER À TRADIÇÃO, MAS PREFERIU O MONOCROMÁTICO
Não é novidade, que há alguns anos, a Fifa tenta implementar uniformes monocromáticos no futebol. Em 2014, na Copa do Mundo disputada no Brasil, a Adidas, que patrocina a entidade, produziu uniformes monocromáticos para suas seleções, o que explicou vestimentas não tradicionais naquela Copa.
Isso foi visto em uma Argentina com calções e meiões brancos, uma Alemanha toda de branco, uma Espanha toda de vermelho, um Japão todo de azul e até mesmo uma Colômbia de camisa amarela e calções e meiões brancos.
Para esta Final de 2022, a Fifa poderia, muito bem, agradar aos fãs mais tradicionalistas e permitir que a França jogasse de camisa azul, calção branco e meião vermelho, enquanto a Argentina usaria camisa albiceleste, calção preto e meião branco, como jogaram 2018, mas não o fez.