A Argentina venceu a França na Final da Copa do Mundo nos pênaltis após empate em 3 x 3 na Prorrogação. Mas, embora já tenha levantado a taça, há quem ache que o título argentino veio de forma irregular.
É esta a denúncia do jornal francês L'Équipe, que afirmou que o terceiro gol da Argentina, marcado por Messi na Prorrogação, foi irregular.
GOL DE MESSI FOI IRREGULAR? JOGO PODE SER ANULADO?
A alegação francesa para afirmar que o gol de Messi deveria ser anulado é a mesma que o Atlético-MG usou na semifinal da Libertadores 2021, a de que reservas teriam invadido o campo antes da bola passar a linha, o que, segundo a regra é motivo para anulação do gol marcado.
VEJA O QUE DIZ A REGRA:
“Se o árbitro perceber antes do reinício do jogo que outra pessoa estava no campo de jogo no momento em que foi marcado o gol: o árbitro deve cancelar o gol.
Se o invasor for: jogador suplente, substituído, expulso ou dirigente da equipe que fez o gol, o jogo deve ser reiniciado com tiro livre direto no local onde se encontrava o invasor”
Além disso, os franceses reclamam que o VAR não checou o lance, agravando a situação.
TÍTULO DA ARGENTINA PODE SER ANULADO?
Embora a regra preveja tal anulação do gol e a sua não anulação possa ser interpretada como um "erro de direito", que permite que um jogo seja anulado, a invasão dos jogadores argentinos não influencia em nada no lance.
Até mesmo as cobranças de pênaltis não são mais anuladas caso o jogador que invadiu não tenha influenciado no gol, mesmo em rebote.
Portanto, e além do precedente do jogo entre Atlético-MG e Palmeiras na Libertadores 2021, não há qualquer chance do jogo ser anulado e qualquer informação em contrário trata-se de fake news.