Faleceu, aos 82 anos, o Rei do Futebol, Pelé, nesta quinta-feira (29) após não resistir à progressão de um câncer de cólon. O Brasil e todo o mundo do futebol está de luto pela partida daquele que é, unanimemente, reconhecido como "o Maior".
Mas, Pelé é o apelido do grande jogador, que, na verdade, se chamava Edson Arantes do Nascimento, filho de Seu Dondinho e Dona Celeste, que o chamavam carinhosamente de Dico. O nome Pelé só surgiria um pouco depois.
ORIGEM DO NOME "PELÉ"; ENTENDA SIGNIFICADO DO APELIDO DO REI DO FUTEBOL
Quando morava em Bauru, para onde se mudou aos 4 anos de idade, Pelé costumava jogar bola nas ruas da cidade com outras crianças. E foi, nesse "campo de futebol" adaptado, que surgiu, segundo o Extra, o apelido que marcou a história do futebol.
À época, por incrível que pareça, ele gostava de jogar de goleiro. E, como toda criança, gostava também de se imaginar como sendo um jogador de quem é ídolo.
No caso, esse ídolo era Bilé, goleiro do time de Seu Dondinho, pai de Pelé, o Vasco de São Lourenço. Como ainda era muito novinho e não sabia pronunciar os nomes com perfeição, Pelé se chamava de "Pilé", para simular as defesas do goleiro.
Com o passar do tempo, o "Pilé" foi se transformando em "Pelé" na boca dos amigos e o apelido ficou, e Pelé ganhou as manchetes de jornal de todo o mundo, após conquistar inúmeros títulos e se tornar o maior jogador da história.