A final da Copa do Nordeste está chegando. Marcada para os dias 19 de abril e 3 de maio, a decisão da Copa dos Clássicos promete muita emoção para os torcedores de Sport e Ceará. Assim como ocorreu durante todas as fases da competição, a TV Jornal estará em cima do lance para não perder nada dos confrontos.
E emissora pernambucana terá um reforço de peso na transmissão da partida de volta, no Recife. Nadine Basttos, comentarista de arbitragem do SBT, estará na capital pernambucana para analisar a atuação dos árbitros. Ela fará companhia ao narrador Aroldo Costa, o Maior Gol do Mundo.
Nadine Basttos foi árbitra assistente do quadro da Fifa e atuou em grandes jogos do futebol brasileiro e internacional, como a final da Copa do Brasil 2016 e amistosos da seleção brasileira feminina.
Como comentarista, Nadine Basttos foi a primeira mulher a analisar arbitragem na TV brasileira. Ela já integrou o quadro de emissoras da TV aberta e fechada, tendo participando da cobertura de grandes competições, como Liga Europa, Copa da França, Bundesliga. La Liga, Premier League, Copa do Brasil, Libertadores e Copa do Mundo. A Copa do Nordeste, lógico, está no currículo de jogos nos quais Nadine trabalhou como comentarista. Hoje ela trabalha no SBT e analisa partidas de competições como Sul-Americana e Liga dos Campeões. Ela também trabalhou na Copa América 2021, transmitida pelo SBT.
"Estou muito ansiosa para essa participação na transmissão. São duas grandes equipes envolvidas e o Nordeste é conhecido por ter torcidas que apoiam muito. Estou no aguardo da equipe de arbitragem, mas já estudando a partida e possíveis atuações do árbitro e do VAR, que é um outro componente do jogo", disse Nadine para a reportagem da TV Jornal.
"Ter uma profissional da qualidade e experiência de Nadine Basttos na transmissão da final da Copa do Nordeste só ressalta a importância que a competição tem no cenário nacional. Nadine chega para reforçar um time de primeira e bastante entrosado. Certeza que a tabelinha dela com Aroldo Costa e toda a equipe de transmissão proporcionará ao torcedor uma grande cobertura na tela do SBT e da TV Jornal", afirmou o diretor-executivo da TV Jornal, Vladimir Melo.
Nadine Basttos ainda valorizou a importância de estar no Recife durante a final. "Importante essa presença in loco porque você sente como está a atuação do árbitro e que decisões poderiam ser tomadas pela equipe de arbitragem. É uma percepção que só estando no local da partida que podemos ter. Estou com uma grande expectativa para o jogo", declarou.
VEJA DATAS E HORÁRIOS DAS FINAIS DA COPA DO NORDESTE
19 de abril (quarta-feira)
- Ceará x Sport - 21h30 - Castelão
3 de maio (quarta-feira)
- Sport x Ceará - 21h30 - Ilha do Retiro
O Sport chegou até a final eliminado o ABC, na Ilha do Retiro. Já o Ceará tirou o rival Fortaleza.
TRANSMISSÃO NA TV JORNAL
Como tem sido tradição, a Copa do Nordeste seguirá sendo transmitida na TV Jornal em 2023. A emissora leva as emoções do Nordestão ao torcedor desde 2018 e irá para a sua sexta edição seguida transmitindo o regional.
Todo esse sucesso é fruto de uma parceria que envolve as afiliadas do SBT na região Nordeste: TV Jornal e TV Jornal Interior, para Pernambuco; TV Tambaú e TV Borborema, para a Paraíba; TV Aratu, para a Bahia; TV Jangadeiro, para o Ceará; TV Ponta Negra, para o Rio Grande do Norte; TV Cidade Verde, para o Piauí; TV Difusora São Luís e TV Difusora Imperatriz, para o Maranhão; e TV Ponta Verde, para Alagoas.
Em 2022, a final entre Fortaleza e Sport foi um enorme sucesso de audiência na TV e nas redes sociais em toda a região.
Além dos direitos da Copa do Nordeste, o SBT também exibe a Champions League, Sul-Americana e acompanhou a Seleção Brasileira na última Copa América.
CLUBES CAMPEÕES DA COPA DO NORDESTE
- Bahia-BA (4 títulos)
- Vitória-BA (4 títulos)
- Sport-PE (3 títulos)
- Fortaleza-CE (2 títulos)
- Ceará-CE (2 títulos)
- Santa Cruz-PE (1 títulos)
- Sampaio Corrêa-MA (1 títulos)
- Campinense-PB (1 títulos)
- América-RN (1 títulos)
TODOS OS CAMPEÕES DA COPA DO NORDESTE (1994-2022)
- 2022: Fortaleza (Vice: Sport)
- 2021: Bahia (Vice: Ceará)
- 2020: Ceará (Vice: Bahia)
- 2019: Fortaleza (Vice: Botafogo-PB)
- 2018: Sampaio Corrêa (Vice: Bahia)
- 2017: Bahia (Vice: Sport)
- 2016: Santa Cruz (Vice: Campinense)
- 2015: Ceará (Vice: Bahia)
- 2014: Sport (Vice: Ceará)
- 2013: Campinense (Vice: ASA)
- 2010: Vitória (Vice: ABC)
- 2003: Vitória (Vice: Fluminense-BA)
- 2002: Bahia (Vice: Vitória)
- 2001: Bahia (Vice: Sport)
- 2000: Sport (Vice: Vitória)
- 1999: Vitória (Vice: Bahia)
- 1998: América-RN (Vice: Vitória)
- 1997: Vitória (Vice: Bahia)
- 1994: Sport (Vice: CRB)