Após a polêmica da final entre Sport e Ceará, pela Copa do Nordeste, quando o Ceará pediu adiamento da partida alegando irregularidades na venda de ingressos na Ilha do Retiro, a Federação Pernambucana de Futebol emitiu nota apontando que tudo ocorreu de forma regular nos bilhetes do Leão.
O detalhe é que a nota praticamente contradiz o áudio atribuído ao presidente de FPF, Evandro Carvalho, em que ele detona a venda de ingressos e diz que há mais de 40 mil ingressos vendidos.
Além disso, nota da FPF (ao final da matéria) indica que qualquer material não oficial da FPF que aponte o contrário é "resultado de má fé".
-
TRANSMISSÃO AO VIVO ONLINE DO JOGO DO SPORT HOJE (03/05): Onde assistir SPORT x CEARÁ? Vai passar no SBT? Confira todas as informações sobre a FINAL DA COPA DO NORDESTE 2023 -
VAI CHOVER? APAC divulga PREVISÃO DO TEMPO para SPORT X CEARÁ pela Final da Copa do Nordeste -
Qual canal vai passar Sport X Ceará? Veja onde assistir a final da Copa do Nordeste transmissão ao vivo
Lembrando que a partida está mantida às 21h, no horário de Brasília, na Ilha do Retiro, normalmente. A TV Jornal transmite ao vivo a partida hoje. A narração é de Aroldo Costa, o Maior Gol do Mundo.
O Sport já se manifestou sobre o assunto e negou qualquer informação à respeito disso. Em nota divulgada, afirma que cumpriu todos os requerimentos de segurança pública e que não vendeu ingressos acima da capacidade indicada, que é de 26.345. A note segue abaixo desta matéria.
Confira o pedido do Ceará
- Ceará, 3 de maio de 2023.
- Ofício nº. 266/2023/DJur/CSC
- Para a Confederação Brasileira de Futebol
- Att: Presidência
- Att: Diretoria de Competições
Assunto: Final da Copa do Nordeste – Sport v. Ceará – venda de ingressos ultrapassando em mais de 50% a capacidade da Ilha do Retiro
Senhor Presidente,
CONSIDERANDO que Sport e Ceará se enfrentarão na Ilha do Retiro em partida válida pela finalíssima da Copa do Nordeste 2023, nesta data, 3 de maio de 2023;
CONSIDERANDO que em decorrência deste jogo o Ceará Sporting Club enviou dois ofícios para a CBF (0021/2023/DJU/CSC em 6 de abril de 2023 e 131/2023/DJurCSC em 23 de abril de 2023) onde foi requisitada a alteração da partida da Ilha do Retiro para a Arena Pernambuco por questões estruturais e de segurança;
CONSIDERANDO que os ofícios acima não foram respondidos pela CBF;
Vimos informar vossa senhoria de novos fatos que ameaçam a realização da final da Copa do Nordeste e pode desenhar uma tragédia sem precedentes no futebol brasileiro.
Conforme áudio (link: https://drive.google.com/file/d/1UQTYFYqYEILJk9qSS1zfkm6IPxxWMyl/view?usp=share_link) foi informado pelo presidente da Federação Pernambucana de Futebol que mais de 40 mil ingressos teriam sido emitidos e vendidos pelo Sport Club do Recife, onde a capacidade do estádio é de 26 mil pessoas.
Transcrição gravíssima:
Rodamos ingressos a mais. Foi além da capacidade do estádio. Vamos ter 40 mil pessoas no campo apesar de caber 26 (mil). Mas não tem jeito.
Porque a gente não consegue atender a demanda que tem. A partir das 13h todo mundo pega. Você, o pessoal do interior…expliquei para a polícia que não tem o que fazer.
A afirmação absurda e que se trata de ato ilegal e que fere o Estatuto do Torcedor é gravíssima e indubitavelmente deve impedir a realização da partida na data que deveria ocorrer, dada a referida informação do Sr. Evandro Carvalho.
Em que pese quaisquer justificativas quanto a emissão de ingressos, é de conhecimento que os mesmos são gerados pelo clube mandante e as informações podem ser alteradas, afinal, é evidente que os referidos ingressos foram vendidos “por fora”
Desta forma, cabe à CBF determinar imediatamente em prol da segurança dos torcedores, do staff, dos atletas e pelo bem da competição, suspender a partida e adotar as medidas cabíveis, especialmente, realizando o jogo em outro local que tenha as mínimas condições, qual seja, a Arena Pernambuco, padrão FIFA e que comportaria até a capacidade esdrúxula que o presidente da Federação Pernambucana informou que haveria na Ilha.
Isto posto, considerando a situação URGENTE E GRAVÍSSIMA requer o Ceará Sporting Club 1) o adiamento da partida marcada para 3 de maio de 2023 e 2) a alteração do local da partida para a Arena Pernambuco ou outro local que a CBF entenda que tenha condições de realizar o jogo e encerrar o certame da Copa do Nordeste 2023.
Pede deferimento.
Confira a nota oficial do Sport
O Sport vem tranquilizar os rubro-negros e demais interessados acerca do fluxo de torcedores na Ilha do Retiro, nesta quarta-feira (03), pelo segundo jogo da decisão da Copa do Nordeste.
De evidente maneira responsável, o Clube não perpassou, nem jamais perpassará, qualquer restrição imposta pelos órgãos de segurança, em respeito a todos os envolvidos no jogo e fundamentalmente à sua torcida.
Registre-se que desde a última semana, integrantes do Clube estiveram, presencialmente, com as autoridades responsáveis, realizando reuniões e vistorias para que o evento ocorra da forma mais segura possível, como tem sido feito.
A atual capacidade liberada para a Ilha do Retiro – 26.345 pessoas – foi e sempre será respeitada, reforça o Sport. A carga para os rubro-negros, de pouco mais de 23 mil ingressos, inclusive, foi esgotada com cerca de dez horas e sem abertura de vendas para o público geral – contemplou apenas associados.
Isso, inclusive, fez com que sócios do Clube não conseguissem adquirir bilhetes para o duelo, haja visto que o quantitativo de torcedores vinculados ao quadro social do Sport atualmente é de 25.079, conforme mostra o marcador no site oficial rubro-negro, atualizado regularmente.
Do total de ingressos, aliás, aproximadamente 90% foram adquiridos de maneira online – exceção são os bilhetes de sócios proprietários e proprietários de cadeiras centrais, cujo direito lhe são reservados pela propriedade do assento.
Por fim, o Clube reitera integral alinhamento junto ao Governo de Pernambuco, Corpo de Bombeiros, Grupo de Trabalho (GT) específico para jogos e, ainda, com o Batalhão de Choque; inclusive já estabeleceu contato com os respectivos órgãos acerca de quaisquer dúvidas e informou o aumento da segurança privada, a fim de assegurar e tranquilizar acerca da realização da partida dentro da mais natural normalidade, como é de praxe.
Confira a nota da Federação Pernambucana de Futebol
A Federação Pernambucana de Futebol vem a público corroborar com a afirmação e pedido do Presidente Yuri Romão, do Sport, em relação aos ingressos para a partida de hoje entre Sport e Ceará, pela final da Copa do Nordeste.
Nesse sentido, informa aos torcedores que inexistem ingressos à venda, quer virtuais, quer físicos, e que ingressos na mão de cambistas oferecidos à venda são falsos.
Outrossim, comunica que a carga de ingresso autorizada foi de 26.345 e, como já dito, integralmente vendida.
Desse modo, toda e qualquer informação publicada de ingressos a venda, ou de emissão de novos ingressos, é falsa, resultado de má fé ou montagem.