No último domingo (21), Vinícius Júnior foi vítima de mais um ato de racismo durante partida do seu clube, o Real Madrid, contra o Valencia, pela 35ª rodada da La Liga.
O jogador recebeu xingamentos de "macaco" por parte de torcedores do time adversário localizados atrás do gol defendido pelo Valencia e reagiu apontando para um homem que teria sido o responsável pelos atos criminosos.
As imagens captam o momento em que Vini Jr aponta para o torcedor e diz "És tu, és tu! Me chamou de 'macaco' e fez assim", disse o brasileiro imitando o lamentável gestual do qual foi vítima.
Não houve paralisação da partida por parte da arbitragem, nem envolvimento das autoridades policiais em campo após a acusação e o jogo foi retomado "normalmente".
Posteriormente, em outra confusão, agora envolvendo os jogadores, Vini Jr foi empurrado pelo atacante Hugo Duro, revidou com o braço no rosto do rival e posteriormente recebeu um "mata-leão" do mesmo.
O árbitro foi chamado para rever o lance no VAR, mas, curiosamente, só lhe foi apresentada a imagem do momento em que o brasileiro atinge Hugo Duro no rosto, com o "mata-leão" sendo completamente ignorado. Resultado, Vinicius Júnior expulso.
REVOLTADO, VINICIUS JÚNIOR COGITA DEIXAR O REAL MADRID
Após tantos episódios lamentáveis na partida, que se somam a alguns casos presenciados em outros jogos de La Liga, Vinicius Júnior desabafou em suas redes sociais e falou até mesmo em deixar a Espanha, e consequentemente, o Real Madrid, se for preciso.
“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas.
Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas.
E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui.”
REAL MADRID ACIONA MINISTÉRIO PÚBLICO ESPANHOL APÓS RACISMO CONTRA VINI JR
Após o episódio, o Real Madrid decidiu por acionar o Procuradoria-Geral do Estado, denunciando e exigindo investigação contra os crimes cometidos no Mestalla.
"O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior. Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência de nosso Estado social e democrático de direito”, diz parte da nota emitida pelo clube.