Blog do Torcedor - Últimas notícias de Flamengo, Palmeiras e Corinthians; Veja onde assistir ao vivo Brasileirão, Libertadores e Champions League

Torcedor

MUSCULAÇÃO

MUSCULAÇÃO COM MAIS CARGA OU MAIS REPETIÇÕES? QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

MUSCULAÇÃO - Entenda a estratégia certa para treinar e ganhar massa muscular

Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 02/06/2023 às 11:22 | Atualizado em 02/06/2023 às 11:26
Veja os melhores suplementos para ganhar massa muscular - Anush Gorak/pexels

MUSCULAÇÃO - Uma das maiores dúvidas de quem treina é qual a forma correta de malhar para ganhar massa muscular: com mais peso ou mais repetição?



DEVO TREINAR COM MAIS PESO OU COM MAIS REPETIÇÃO?

Segundo um estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a resposta é: tanto faz.

“O treino de força é um meio reconhecido para promover o crescimento muscular. No entanto, ainda não está completamente claro se o mais eficiente é valorizar a carga ou o número de repetições para se atingir a hipertrofia. O nosso estudo reforça a teoria de que os dois tipos de treino funcionam de modo semelhante. Além disso, conseguimos mostrar que a ativação muscular ocorre de maneira diferente em cada treino, mas o stress metabólico é igual e, com isso, o resultado de hipertrofia foi igual”, respondeu o professor Renato Barroso, da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

RESULTADOS DA PESQUISA

Os pesquisadores analisaram os resultados de 18 indivíduos durante oito semanas. Um dos grupos treinou com mais peso e menos repetição, enquanto o segundo grupo fez o contrário, ou seja, treinou com menos peso e mais repetições.

No treino com alta carga, os pesquisados carregavam até 80% do próprio peso. No treino de baixa carga, os participantes usavam no máximo 30% do próprio peso.

“O esperado era que no grupo que treinou com carga baixa as respostas de stress metabólico fossem mais exacerbadas. Isso porque, em teoria, esse stress compensaria a menor ativação muscular. Porém, não foi isso que encontramos”, explica o professor Barroso.

“Esse resultado sugere que, eventualmente, os dois tipos de treino, por terem respostas metabólicas muito semelhantes, podem agir pelas mesmas vias para induzir a hipertrofia”, resumiu o professor.

Com informações do site Lifestyle.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS