A vitória por 4 a 1 da Seleção Brasileira contra Guiné, no sábado (17), no Estádio Cornellà-El Pratteve, na Espanha, teve um 'gostinho' especial para os pernambucanos.
Isso porque um dos gols da partida foi marcado por Joelinton, que é natural de Aliança, município da Zona da Mata de Pernambuco. Aos 26 anos, ele fez a estreia atuando pelo Brasil.
Revelado pelo Sport, o jogador se tornou profissional em 2014. No ano seguinte, foi vendido para o Hoffenheim, da Alemanha. Após chamar atenção durante o período de empréstimo ao Rapid Wien, da Áustria, brilhou na equipe alemã e logo foi negociado com o Newcastle, da Inglaterra.
No futebol inglês, uma mudança brusca. Ele deixou de ser atacante e se tornou volante. Desde então, melhorou de desempenho e vive o auge da carreira com a primeira convocação para a Seleção Brasileira.
Marcado justamente para ser uma forte campanha contra o racismo no futebol, após os recentes acontecimentos no qual Vinícius Júnior foi vítima na Espanha, um novo caso foi denunciado.
De acordo com o repórter Eric Faria, da TV Globo, o melhor amigo de Vinícius Júnior foi alvo de ofensa racista, por parte de um funcionário do estádio, quando se deslocava para a arquibancada.
"Levanta teus braços, que essa é minha pistola", teria dito o segurança apontando uma banana com a mão para o brasileiro. O caso vai ser investigando e as câmeras de segurança do local analisadas.
No primeiro tempo, o Brasil chegou a utilizar um uniforme preto como protesto aos atos racistas. A camisa de Vinícius Júnior será leiloada e o dinheiro destinado à instituições que combatem o racismo.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dá como certa a contração de Carlo Ancelotti como o novo técnico da Seleção Brasileira, segundo informou o narrador esportivo Luís Roberto.
Ainda de acordo com o jornalista, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, irá fazer um pronunciamento no dia 30 de junho para falar sobre a negociação com o italiano.
O treinador tem contrato com o Real Madrid até o fim da temporada 2023/24. Apesar dele declarar que permaneceria no clube espanhol até o término do vínculo, existe a opção dele chegar em janeiro de 2024.
Esse foi o segundo jogo do Brasil desde da Copa do Mundo de 2022 e o primeiro resultado positivo. No dia 25 de março, a Seleção Canarinha perdeu por 2 a 1 para Marrocos.
O próximo confronto será contra Senegal na terça-feira (20), no Estádio de Alvalade, em Lisboa. O duelo está marcado para às 16h (horário de Brasília). Depois disso, começam as Eliminatórias da Copa de 2026.
MAIS UM CASO DE RACISMO
NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
PRÓXIMO JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA