As campanhas de Santa Cruz e Retrô, os dois representantes de Pernambuco na Série D, têm um início positivo. A projeção das equipes para o Campeonato Brasileiro uma esperança para o ano de 2024 coral.
No Grupo 3, o Santa lidera com 18 pontos. Foram cinco vitórias, três empates e uma derrota, campanha equivalente a 66% de aproveitamento da pontuação disputada. Concorrem com a Cobra: Nacional de Patos, Pacajus, Sousa, Potiguar, Campinense, Iguatu e Globo.
O Retrô é líder do Grupo 4, com 19 pontos somados. Nas nove partidas, venceu cinco e empatou quatro, sem ter sido derrotado ainda. São 70% de aproveitamento enfrentando Bahia de Feira, Jacuipense, Atlético-BA, Cruzeiro-AL, Sergipe, ASA e Falcon.
As campanha promissoras aliviam o coração dos tricolores, visto que, se nenhum dos pernambucanos subirem à Série C neste temporada, a Cobra Coral não disputará o Brasileirão em 2024. Segundo o Campeonato Pernambucano de 2023, que define as vagas para a próxima Série D, o Petrolina e Fênix garantiram suas participações.
Assim, a única possibilidade do Santa disputar o Campeonato Brasileiro da próxima temporada é subindo neste ano ou contando com o acesso do Retrô, o que abriria uma vaga na Série D 2024.
Após nove rodadas disputadas na primeira fase, cinco jogos separam os pernambucanos das dos 16 avos de final da Quarta Divisão. Pata garantir o acesso, é preciso se classificar para as semifinais do torneio. Todas as fases do mata-mata são disputadas em jogos de ida e volta.
O próximo jogo do Santa Cruz é apenas no fim do mês, no dia 28 de junho. Os tricolores encaram o Sousa, fora de casa, no estádio Marizão, na Paraíba. O retorno do Retrô ao campo é no mesmo dia, contra a Jacuipense, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.