No último final de semana, o Retrô eliminou o Pacajus-CE e se garantiu nas oitavas de final da Série D. O adversário da Fênix na sequência do mata-mata será o Maranhão, que passou pela Tuna Luso-PA.
Toda a trajetória do time de Camaragibe está sendo acompanhada de perto pelos torcedores do Santa Cruz, que precisa que o Retrô consiga o acesso, para herdar sua vaga no Brasileirão do ano que vem.
Como não conseguiu garantir participação na Série D de 2024 no Campeonato Pernambucano neste ano, os tricolores dependem da Fênix para não ficar sem divisão para disputar.
Pelo regulamento da CBF, apenas quatro times garantem o acesso para a Série C, de todos os 64 que iniciam na competição. Com isso, o Retrô precisa chegar, no mínimo, às semifinais para conseguir a classificação inédita para a terceirona.
Como o mata-mata da Série D ainda está nas oitavas de final, restam quatro jogos para o Retrô chegar ao jogo que garantiria a vaga aos pernambucanos e beneficiaria o Santa Cruz.
Um fator positivo, ao menos para o próximo jogo, contra o Maranhão, é que a Fênix fará o jogo da volta na Arena de Pernambuco, por ter feito uma campanha mais exitosa na primeira fase. Das quartas de final em diante, os jogos passam a ser definidos pelo desempenho dos times até ali. O 1° pegará o 8°, o 2° o 7° e assim por diante.