Ainda restam 17 rodadas para o fim da Série B, mas a torcida do Sport já está fazendo os cálculos para o acesso. Líder isolado do Brasileirão com três pontos de diferença para o segundo colocado, Vitória, os rubro-negros vêm comprovando o favoritismo que lhes foi projetado antes mesmo do início do campeonato.
De acordo com o site de estatísticas Chance de Gol, o Leão tem 65,9% de probabilidade de ser bicampeão da segundona. Quando o assunto é o acesso, os números sobem para surpreendentes 97,8%.
Com 44 pontos somados, a distância para o Criciúma, primeiro time fora do G4, são de seis, o que ainda é considerado baixo quando o assunto é o ponto de corte para o retorno à primeira divisão.
Com o maior equilíbrio da história da Série B em 2023, o número mágico atualizado para se ter 99% de chance de classificação é de incríveis 70 pontos. Com isso, o Sport precisaria somar mais nove vitórias para conseguir o acesso.
De acordo com o técnico Enderson Moreira, no entanto, este régua tende a descer, à medida que as rodadas forem se afunilando.
"Eu sinceramente não consigo prever. Mas nas três vezes que a minha equipe conseguiu ganhar a Série B a gente tinha o número de 20 vitórias como base", disse o treinador.
Como o Sport atualmente tem 13 vitórias e Enderson fez uma projeção de 20 triunfos, restariam apenas mais sete. Curiosamente, esta é a quantidade de jogos restantes que o Leão fará na Ilha do Retiro até o fim do Brasileirão.
"Não sei quantas vitórias serão necessárias para o acesso, mas eu nunca conquistei esse acesso sem ter 20 vitórias. Mas em 2012, tivemos o São Caetano que com 20 vitórias e 71 pontos ficou fora", complementou.