Com a função de reger o time dentro de campo, os meio-campistas buscam cumprir papel fundamental no futebol. Seja o volante ao meia-atacante, a transição da bola da defesa para o ataque é o que pode mudar todo o rumo de uma partida. Tanto o Náutico quanto o Santa Cruz e o Sport contam com jogadores que encaixam nesse perfil.
No Timbu, a figura de Marcos Júnior tem sido dominante no centro do esquema tático alvirrubro. O atleta tem sido responsável por ocupar diversos trechos do campo durante as partidas, assim organizando o time para seguir as orientações do técnico Alan Aal. O bom desempenho do meia vem dando resultado, já que o clube dos Aflitos disputa pela liderança do Campeonato Pernambucano.
Já no Santa Cruz, é Matheus Melo quem cumpre essa função. O bom momento do meia tem refletido diretamente no desempenho da Cobra Coral dentro de campo. O Tricolor tem dependido diretamente das boas atuações do camisa 10 para converter a posse da bola em boas oportunidades para balançar as redes.
No Sport, quem tem atraido esses holofotes é o argentino Alan Ruiz. Remanescente da última temporada, o também camisa 10 mostrou que tem o poder de mudar o rumo da partida ao pisar nos gramados. Diante do Central, pelo Pernambucano, entrou no segundo tempo e viu o placar mudar de 0 a 0 para 4 a 1, a favor do Leão da Ilha. O meia foi responsável por dar três assistências e marcar um gol.
Mas, apesar desses citados serem os principais destaques, outros nomes também tem se destacado no meio de campo dos seus respectivos times. O Blog do Torcedor e Jornal do Commercio separou os atletas que atuam nesta posição no Trio de Ferro.
Náutico
O Timbu também tem contado com boas atuações de Patrick Allan, um dos reforços para esta temporada. Além dele e de Marcos Júnior, o Náutico tem o setor de meio-campo preenchido por Wendel Lessa, Igor Pereira, Lorran, Jean Mangabeira e Marco Antônio.
Santa Cruz
Já pela Cobra Coral, Caio Mello e Lucas Siqueira vêm cumprindo grande função auxiliando Matheus Melo no esquema tático do técnico Itamar Schülle. Além deles, o Santa Cruz também conta com Lucas Bessa, João Pedro, Carlos Henrique, Dudu Ferraz e Henrique Lordelo, esse último sendo recém-contratado. Também meio-campista, Felipe Cardoso tem atuado pelas pontas.
Sport
Com alta rotatividade de elenco neste início de temporada, nem o próprio Alan Ruiz foi firmado como titular absoluto. O atleta não jogou nenhuma partida completa, até então, já que ele vinha se recuperando de lesão.
Mas o Sport ainda aguarda pela estreia de Lucas Lima, que retorna ao clube após boa passagem pelo Leão em 2023. Além deles, o Rubro-Negro também conta com o Fabinho, Ítalo, Fábio Matheus, Pedro Martins, Lucas André, Felipe e Pedro Vilhena na posição de meio-campista.