Principal objetivo do futebol, marcar gols é a função fundamental dos atacantes. Atletas que atuam no setor ofensivo têm o dever de balançar as redes ou, no mínimo ajudar a equipe a ampliar o placar diante do adversário. O Náutico, Santa Cruz e Sport, em 2024, conta com jogadores que sabem bem o objetico que precisam alcançar na temporada.
O Náutico passou por duas temporadas em que contou com meio-campistas como artilheiros da equipe. Jean Carlos e Souza encabeçaram a lista de goleadores de 2022 e 2023, respectivamente. Na atual temporada, um dos que carregam a responsabilidade de balançar as redes é o colombiano Ray Vanegas - que também tem passagem pelo Sport.
-
Náutico, Santa Cruz e Sport: Da maestria à contenção, meias ditam ritmo nos gramados -
Náutico, Santa Cruz e Sport: Posição carente, laterais buscam se firmar no Trio de Ferro -
Náutico, Santa Cruz e Sport: Zagueiro ou líder? Defensores assumem papel de 'xerife' -
Náutico, Santa Cruz e Sport: Goleiros tentam preencher buraco deixado por ídolos na posição
Já o Santa Cruz, que contou com grandes artilheiros na última década, ainda tem a sombra de Pipico como o último grande goleador do elenco. Por não ter conquistado nenhum título com a Cobra Coral, um novo atacante pode ocupar a vaga de ídolo recente, caso se destaque na grande área. Na atual temporada, Pedro Bortoluzo tem buscado auxiliar a equipe a balançar as redes.
O Sport, que recentemente contou com a figura de Vagner Love como camisa 9 da equipe, precisou achar um nome que pudesse ocupar bem a função de artilheiro. Em negociação milionária, o Leão conseguiu trazer Gustavo Coutinho, artilheiro da Série B de 2023, defendendo o Atlético-GO. O atacante tem atingido as expectativas do torcedor rubro-negro.
Mas outros nomes também têm ajudado o Trio de Ferro a balançar as redes na temporada. O Blog do Torcedor e Jornal do Commercio listou os atletas do setor ofensivo do Náutico, Santa Cruz e Sport em 2024.
Náutico
Apesar de vir com a função de balançar as redes, Ray Vanegas tem apenas dois gols em oito jogos. Mesmo número de gols que o atacante Paulo Sérgio, que atuou em cinco partidas. O quadro ofensivo do Timbu é completado por: Fernandinho, Júlio César, Leandro Barcia, Danrlei, Kauan, Evandro, Kayon e Kauan Maranhão.
Santa Cruz
Apesar de Pedro Bortoluzo ter marcado três gols na temporada, não é o camisa 9 quem figura como artilheiro da equipe na temporada. Quem assumiu esse papel foi Thiaguinho, que atua pelas pontas e marcou quatro gols. Completando a lista de atacantes da Cobra Coral, estão: Gabriel Cardoso, Eduardo Santos, Matheus Matias e João Diogo.
Sport
O caso de Gustavo Coutinho é diferente dos rivais, já que o camisa 9 rubro-negro é, isoladamente, o artilheiro do time com quatro gols marcados. Na vice-artilharia do Sport, estão Arthur Caíke e Zé Roberto, ambos com dois gols. A lista de atacantes do Leão também conta com: Romarinho, Pablo Dyego, Paulinho e Ortiz.