O Miami Heat está na NBA Finals 2023. Na noite desta segunda-feira (29), a equipe liderada por Jimmy Butler e companhia venceu o Boston Celtics no jogo 7 por 103 a 84 e agora enfrentará o Denver Nuggets na grande decisão do melhor basquete do mundo.
Para chegar até a disputa do título, o time da Flórida fez história. Pela primeira vez desde 2020, quando o play-In foi inaugurado, ainda na época da pandemia, um time que saiu da repescagem chegou na Final da NBA.
Neste ano, o Miami Heat ficou em 8° lugar na temporada regular e perdeu o seu primeiro round, contra o Atlanta Hawks. Eis que a história começou a ser escrita. Precisando da vitória ou voltaria pra casa, o time venceu o Chicago Bulls e avançou para os playoffs.
Pela frente, o Heat agora teria o Milwaukee Bucks, líder da Conferência Leste, mas os "underdogs" ou "azarões" venceram a série por 4 a 1. A vítima seguinte foi o New York Knicks e triunfo por 4 a 2, no maior templo do basquete mundial, o Madison Square Garden.
Diante do Boston Celtics, atual vice-campeão da NBA, o roteiro não poderia ser mais dramático. Após abrir 3 a 0 na contagem, o Miami viu a equipe de Jason Tatum empatar a série num jogo 6 histórico, com a virada vindo com apenas 0,1 segundos no relógio. A decisão agora seria em Boston, no lendário TD Garden.
A pressão foi desconhecida e o Miami Heat atropelou por mais de 19 pontos, apesar de toda desvantagem e conseguiu o seu sétimo título da Conferência Leste. A equipe agora vai em busca do seu quarto título da NBA, já conquistados anteriormente em 2006, 2012 e 2013.