TOCANTINS

Jalapão com aventura: o paraíso do Tocantins também oferece opções de esportes radicais

No Jalapão podem ser feitas atividades como rapel, rafting, tirolesa e trekking em rios, cachoeiras, morros e cânions

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 13/03/2022 às 8:00
Notícia
X

Além de lindo, o Jalapão também é radical! Sim, o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, tem em seus 34 mil km² não apenas os famosos fervedouros, mas também vários atrativos para quem curte esporte e aventura. Além de sossego e relaxamento, um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil se destaca por oferecer atividades como rapel, rafting, tirolesa e trekking em rios, cachoeiras, morros e cânions. Uma prova de que a exuberante natureza do Jalapão pode encantar e ao mesmo tempo desafiar.

A prática de esportes na região não é novidade, mas nos últimos anos vem ganhando ainda mais força com o aumento da procura de turistas pelas atividades mais radicais que, vale salientar, podem muito bem ser combinadas no roteiro com os refrescantes mergulhos nos fervedouros e os outros passeios para relaxar. Ou seja, amantes da aventura ou não, todos conseguem aproveitar da forma como querem a joia tocantinense que tanto encanta e surpreende visitantes do mundo inteiro.

Uma das opções mais radicais é o rapel de 70 metros na Cachoeira do Roncadeira, localizada no distrito de Taquaruçu. A atividade é oferecida pela equipe da Taquaruçu Rapel. “Não é preciso ter experiência e damos um treinamos antes. Nós usamos todos os equipamentos de segurança que suportam até 8 toneladas. Crianças a partir de 12 anos já podem fazer o rapel que é bem tranquilo. A pessoa vai controlando a descida, com os instrutores em cima e là embaixo dando suporte”, explicou o instrutor Carlos Bonfim.

Depois do rapel, aproveite para visitar as cachoeiras do Escorrega Macaco e a do Evilson nas proximidades.

Saindo do rapel a dica é emendar com a Tirolesa Voo do Pontal, que fica no mesmo distrito. Inaugurada em 2009, ela tem 1.300 metros de comprimento, sendo considerada a maior da região norte do país. O turista desce a uma velocidade de até 60 km/h em uma altura que chega a quase 200 metros e dura em média um minuto e meio. São utilizados dois cabos, equipamentos certificados e uma cadeirinha que aguenta mais de 2 toneladas. A partir de 5 anos já é possível descer. “É uma tirolesa super segura e tranquila e que te possibilita uma experiência única com uma visão incrível”, disse o instrutor Silas Moura.

Após se pendurar duas vezes, chega a hora de experimentar a adrenalina na água. O rafting no Jalapão é imperdível. Além do Rio Novo, na altura da Cachoeira da Velha, a atividade é feita também no Rio Sono em um trajeto mais contemplativo e fácil (de classe 2, o máximo é 5).

Ela é oferecida pela empresa Novaventura que tem cerca de 10 anos no mercado e conta com instrutores e equipamentos de qualidade. “Essa parte radical do Jalapão realmente me surpreendeu. Eu nunca tinha feito rafting e adorei a sensação. A adrenalina é grande e recomendo bastante”, garantiu a professora de São Paulo Bárbara Pierobom.

Que tal agora se aventurar a pé em trilhas por cânions fantásticos? O Cânion Encantado, fica no município de Almas, na região das Serras Gerais, e o nome é auto-explicativo. Impossível não se encantar com a fenda gigante em meio a paredões de mais de 70 metros de altura com 4 cachoeiras. A beleza compensa o esforço de duas horas de trilha para chegar lá.

Já o Cânion Sussuapara, que fica em Ponte Alta, é menor e de mais fácil acesso. O nome vem dos veados-galheiros que em tupi eram chamados de sussuapara e habitavam a área. Os paredões de 12 metros de altura formam cortinas verdes com a vegetação e contam com algumas cascatas de água geladinha.

Para finalizar a aventura no Jalapão uma boa pedida é acompanhar o nascer do sol fazendo um trekking na madrugada. Um dos locais mais procurados para curtir a alvorada no cerrado é a Serra do Espírito Santo, mas uma outra boa opção é o Morro do Jacurutu. Apesar de menos famoso, o local tem um percurso mais fácil e com um lindo visual do amanhecer na região. O Jalapão com aventura é assim, merece ser aproveitado desde as primeiras horas de cada dia.

Tags

Autor