pandemia

Coronavírus: alimentos que ajudam a melhorar a imunidade

O nutricionista Rafael Sá listou quatro grupos de alimentos que ajudam a melhorar a imunidade. O profissional destacou que nesse momento não é recomendado fazer dietas restritas

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 16/03/2020 às 10:40 | Atualizado em 20/03/2020 às 21:09
Divulgação
Frutas cítricas são importantes para o fortalecimento do sistema imunológico - FOTO: Divulgação

A pandemia do coronavírus vem vitimando milhares de pessoas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial (OMS), há 170 mil casos confirmados e mais de 6.5 mil pessoas já morreram por conta do Covid-19. Nesse momento, garantir uma alimentação equilibrada é uma das principais estratégias para fortalecer o sistema imunológico e reduzir os sintomas da doença em caso de infecção. O nutricionista Rafael Sá listou quatro grupos de alimentos que podem ser inseridos nas refeições e que ajudam a melhorar a imunidade.

>> Coronavírus: nutricionista explica como melhorar a imunidade

>> Coronavírus: 11 municípios pernambucanos já notificaram casos

>> Coronavírus: tomar ibuprofeno e cortisona pode agravar infecção

>> Coronavírus: sobe para 8 o número de casos confirmados em Pernambuco

De acordo com o especialista, também é importante manter uma alimentação equilibrada, além de evitar excluir algum grupo alimentar do cardápio. "Nessa fase recomenda-se uma alimentação bem equilibrada. Porque uma dieta restrita pode comprometer a imunidade. É importante não cortar nenhum grupo alimentar como os carboidratos. Também é importante evitar fast food, que têm substâncias inflamatórias e outros comportamentos", explicou.

CONFIRA OS GRUPOS ALIMENTARES QUE AJUDAM A MELHORAR IMUNIDADE

FRUTAS CÍTRICAS - "Frutas como laranja, limão, acerola e tangerina apresentam alto teor de vitamina C. Duas ou três porções de frutas já é suficiente para suprir a necessidade diária. Por outro lado, não é recomendado uma suplementação maior de vitamina C. A Sociedade Brasileira de Infectologia destaca que não é recomendado Vitamina C para o coronavírus até novas informações". 

BEBIDAS FERMENTADAS - "O segundo grupo que merece destaque são as bebidas fermentadas. Iogurte e kombucha. As bebidas possuem probióticos, que são bactérias que proporcionam benefícios e vão colonizar nosso intestinos, inclusive melhorando a resposta imunológica". 

VEGETAIS VERDES ESCUROS - "Alface, espinafre, couve, brócolis oferecem muitos benefícios. Além de ter boa quantidade de vitamina C, ferro magnésio, vitamina K, possuem fibras. que são bactérias boas se alimentam de fibras e prolifera e ajuda o sistema imunológica

OLEAGINOSAS - "É o grupo das castanhas, amêndoas, nozes, entre outros. Esse grupo tem quantidade de antioxidante muito alta. Possuem também minerais como selênio e zinco, que são importantes para o sistema imunológico".

Divulgação
Nutricionista Rafael Sá - FOTO:Divulgação

Comentários

Últimas notícias