COVID-19

Sobe para sete o número de mortes por coronavírus no Brasil

A morte, a quinta em São Paulo, foi divulgada por uma operadora de saúde nesta quinta-feira (19)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/03/2020 às 15:45 | Atualizado em 19/03/2020 às 20:13
ANDREW THEODORAKIS/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP
Resultados de pesquisas dão pistas de como o coronavírus chega ao sistema nervoso central e quais células são mais afetadas - FOTO: ANDREW THEODORAKIS/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

Com Estadão Conteúdo

Aumentou para sete o número de mortes causadas pelo novo coronavírus (covid-19) no Brasil. O novo registro, o quinto em São Paulo, foi divulgado pela operadora de saúde Prevent Senior nesta quinta-feira (19).

>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus

>> Pernambuco tem 28 casos confirmados do novo coronavírus

A Secretaria de Saúde de São Paulo disse que ainda não foi notificada sobre o informe da Prevent Senior. Além das cinco registradas em São Paulo, dois óbitos foram confirmados no Rio.

Mortes por coronavírus em São Paulo

A Prevent Senior administra a rede de hospitais própria Sancta Maggiore em São Paulo, onde a maioria das mortes ocorreu. A empresa não divulgou detalhes sobre as duas últimas vítimas. As três primeiras, divulgadas anteriormente, eram homens idosos e com doenças crônicas. A operadora informou que 123 estão internados em seus hospitais com sintomas da covid-19. Desse número, 28 já testaram positivo para o vírus e os demais aguardam o resultado dos exames. Ao menos 33 dos internados estão na UTI.

Mortes por coronavírus no Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro confirmou no início da tarde desta quinta-feira (19) a segunda morte pelo novo coronavírus no Estado. Trata-se de um idoso de 69 anos que morava em Niterói, na região metropolitana. Além de idoso, ele era diabético e hipertenso, características que o colocavam no grupo de risco da covid-19. O homem teve contato com uma pessoa que voltou de viagem ao exterior. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, já havia confirmado que o teste da vítima havia dado positivo para o vírus. Faltava, contudo, a contraprova.

Pouco antes dessa confirmação, o gabinete de crise do governo estadual tinha confirmado a primeira morte no Estado: uma idosa de 63 anos que morava em Miguel Pereira, no sul do Rio. Ela trabalhava como empregada doméstica na capital e teve contato com a patroa, que havia voltado de viagem da Itália e testado positivo para o coronavírus. Diabética e hipertensa, ela não aparecia entre os casos confirmados no Estado, o que explicita a dificuldade de mensurar a velocidade da propagação do vírus.

Ouça o novo episódio do podcast O Fato É...

Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia por conta do coronavírus

O Governo de Pernambuco mandou fechar shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia para tentar conter o avanço coronavírus no Estado. A determinação, válida a partir do próximo sábado (21) foi anunciada durante um pronunciamento do governador Paulo Câmara (PSB) nesta quinta-feira (19). Nesta quinta-feira (19), foi divulgado que o número de infectados no Estado subiu para 28. 

>> Brasil fecha fronteiras com oito países da América do Sul para tentar conter coronavírus

>> Coronavírus: conheça os dois hospitais no Recife que receberão exclusivamente pacientes com a doença

Segundo o governador de Pernambuco, bares e restaurantes poderão continuar a funcionar, desde que apenas para a realização de entregas. Os parques e praias permanecerão abertos, segundo determinação do Governo Estadual, para corridas, caminhadas e outras práticas esportivas.

Durante o pronunciamento, Paulo Câmara estava com os olhos marejados e pediu para as pessoas ficarem em casa. "A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem, efetivamente, suas saídas, a ir ao supermercado, farmácia, itens de primeira necessidade", declarou. 

Leia a íntegra do pronunciamento

"Boa tarde amigos e amigas,

quero falar diretamente a cada dos senhores e das senhoras junto com o prefeito Geraldo Júlio, e os secretários de saúde do Estado de Pernambuco, André Longo, e do município do Recife, Jailson Correia. E dizer aos senhores que hoje vamos anunciar novas medidas importantes com o objetivo de minimizarmos o avanço do novo coronavírus no nosso Estado. A experiência tem mostrado que todos os lugares do mundo estão conseguindo inverter a escalada da epidemia, só o fizeram com a diminuição da frequência de pessoas nas ruas. Por isso, estamos anunciando novas medidas que valerão a partir deste sábado, 21 de março, com a determinação de fechamento dos shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia. Os bares e restaurantes podem continuar atendendo para entregas, e os parques e praias permanecerão abertos, exclusivamente, para corrida, caminhada e outras práticas esportivas.

A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem, efetivamente, suas saídas, a ir ao supermercado, farmácia, itens de primeira necessidade. Hoje teremos também a oportunidade, às 17h, durante uma entrevista coletiva online para informar também novas ações que estão sendo realizadas justamente para minimizar os impactos no enfrentamento à covid-19 na vida de todos. Então, estamos nesse momento anunciando medidas restritivas que valerão a partir do próximo sábado e contamos com a colaboração de cada pernambucano e de cada pernambucana para que possamos atravessar esse período difícil com trabalho, com dedicação, mas acima de tudo com unidade de cada um de nós para cumprir as recomendações que são fundamentais para a gente ter uma possibilidade de atravessar esse momento difícil, trazendo condições à população atravessar e salvando vidas que é o objetivo principal de cada um de nós. Muito obrigado."

 

Leitos de UTI

O Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife anunciaram que serão abertas 400 novas vagas de UTI e 600 vagas de leitos de retaguarda em todo o Estado para enfrentar a disseminação do novo coronavírus. O governo irá fazer a requisição administrativa dos hospitais privados Nossa Senhora das Graças, no bairro de Boa Viagem, e Unicordis, no Torreão, que estão atualmente desativados. A ampliação também ocorrerá em Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina.

Saiba como receber boletim do Governo sobre coronavírus pelo WhatsApp

O Governo de Pernambuco disponibilizou um número de WhatsApp para que a população receba o boletim que atualiza o número de casos suspeitos, descartados e confirmados de coronavírus no Estado. A ferramenta foi disponibilizada para combater as informações falsas que são compartilhadas a todo momento a respeito do número de casos em Pernambuco.

Para receber o boletim, é necessário salvar na agenda o número (81) 99488-3776, mandar uma mensagem dizendo "quero assinar o boletim" e aguardar o envio. O número de casos em Pernambuco é atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) diariamente.

Mapa de coronavírus no mundo

Medidas adotadas pelo Governo de Pernambuco para enfrentar o avanço da doença no Estado

- Suspensão de eventos de qualquer natureza com público maior de 50 pessoas;

- Museus, centros de artesanato e demais equipamentos culturais geridos pelo Governo Estadual estão fechados, assim como cinemas, academias de ginástica e similares;

- Servidores públicos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas podem ser liberados para fazer trabalho remoto, com exceção de profissionais das áreas de saúde, defesa social e abastecimento de água;

- Escolas, universidades e demais instituições de ensino de todo o Estado, públicas e privadas, tiveram as aulas suspensas por tempo indeterminado;

- Ônibus que operam na RMR receberão limpeza profunda. A higienização também será feita nos terminais integrados e miniterminais de bairro com linhas de maior demanda. Os ônibus com ar-condicionado deverão circular preferencialmente com as janelas abertas;

- Suspensão do agendamento e atendimento para a emissão do VEM Idoso até o dia 31 de março;

- Criação dos seguintes comitês: Especial Intermunicipal de Enfrentamento ao Coronavírus e Estadual Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus.

- Abertura de novas vagas de UTI;

- Suspensão das atividades do Aeroporto de Fernando de Noronha a partir do dia 21 de março;

- Determinação para o fechamento de shoppings, salões de beleza, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia.

Passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:

Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no dia 11 de março de 2020, que a situação do novo coronavírus pode ser classificada como uma pandemia. Desde o final de dezembro de 2019 até essa quarta-feira (18), a entidade divulgou que mais de 190 mil pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com o Ministério da Saúde, subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de mortes pela doença subiu para cinco. A quinta vítima é uma mulher de 63 anos. Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Janeiro.

Comentários

Últimas notícias