EDUCAÇÃO

Justiça de SP determina adiamento do Enem por causa do coronavírus

Juíza determinou que o calendário de prova seja adequado à realidade do ano letivo, que está suspenso em muitos lugares

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/04/2020 às 22:31 | Atualizado em 18/04/2020 às 10:34
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Provas do concurso para professor da rede estadual de Pernambuco foram realizadas no dia 21 de agosto - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Com Agência Brasil

A Justiça Federal de São Paulo determinou, na noite desta sexta-feira (17), que o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 deve ser adequado à realidade do ano letivo. As aulas presenciais estão suspensas em todos os Estados do País por causa da pandemia do novo coronavírus. As provas estão marcadas para os dias 1º e 8º de novembro. A juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio, da 12ª Vara Cível, acolheu pedido de ação civil pública proposta pela Defensoria Pública da União (DPU).

>> MEC muda datas das provas do Enem digital

"Manter os atuais prazos e datas do calendário elaborado pelo INEP fere os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, regentes de todos os atos da Administração Pública. Levando em consideração que o calendário foi publicado durante o fechamento das escolas, quando grande parte dos alunos que se submeterão ao Enem não têm acesso à informação e não estão tendo acesso ao conteúdo programático necessário para a realização da prova, não se mostra razoável que os réus mantenham o calendário original elaborado", diz trecho da decisão.

A magistrada também determinou que o prazo de solicitação de isenção da taxa de inscrição, que encerra nesta sexta-feira (17), seja adiado por 15 dias.

Leia a íntegra da decisão:

Horas antes, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou durante live em uma rede social a realização do Enem, na versão impressa, com prova prevista para os dias 1º e 8 de novembro. Segundo ele, até lá, a quarentena já terá passado e não há motivo para o adiamento do exame.

 

"

Vai ter Enem, essa quarentena vai acabar em breve, eu acredito", afirmou. "A crise já vai ter passado". Pela primeira vez, o Enem terá também aplicação de provas digitais, em fase experimental. De acordo com o ministro, a prova digital será realizada por cerca de 100 mil voluntários. A data dessas provas está prevista para os dias 22 e 29 de novembro.

Se houver algum problema na aplicação da prova digital, os candidatos poderão refazer o exame na versão impressa, em data posterior. "Se der problema, faz a reaplicação em papel, junto com quem teve problema [com a prova] em papel", explicou o ministro.

Ano letivo

Ainda durante a live, Weintraub disse que não há comprometimento do ano letivo por causa da suspensão das aulas que ocorre em todo o país. No início do mês, o presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória (MP) para flexibilizar o número mínimo de 200 dias letivos previstos em lei.

"O ano letivo não está comprometido. A gente flexibilizou a questão dos 200 dias. Com a flexibilização dos 200 dias, a única coisa que a gente pede é que as escolas deem um currículo de 800 horas/aulas, e isso pode ser feito de uma forma mais flexível", disse.

Isenção

O Inep garantiu que nenhum participante do Enem, que tentou a isenção da prova e não conseguiu, mas que cumpre os requisitos da isenção, será prejudicado na prova deste ano. No período de inscrições para o exame o próprio órgão irá, de ofício, garantir a gratuidade. A informação é do presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista exclusiva à TV Brasil.

"Nós do Inep vamos garantir essa isenção na inscrição, o aluno não vai precisar pedir. Não terá que fazer nada, nós do Inep vamos garantir que ele tenha esse direito", destacou.

Comentários

Últimas notícias