SITUAÇÃO DA PANDEMIA

Brasil bate 1 milhão de casos de coronavírus, com recorde de 54.771 nas últimas 24 horas

País registrou 1.206 óbitos em decorrência da covid-19

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 19/06/2020 às 19:29 | Atualizado em 19/06/2020 às 19:55
JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM
O Estado contabiliza 156.130 casos confirmados da doença - FOTO: JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM

Brasil bate 1 milhão de casos de coronavírus, com recorde de 54.771 nas últimas 24 horas

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira (19), 54.771 novos casos foram confirmados nas últimas 24 horas. É o recorde. Agora, o País tem 1.032.913 pessoas contaminadas pelo vírus. O maior número tinha sido divulgado no dia 16 de junho, quando a pasta somou 34.918 casos.

>> Confira a situação da pandemia em Pernambuco

Mortes pela covid-19

O número de mortes também continua crescendo no Brasil. Com mais 1.206 óbitos registrados nas últimas 24 horas, o País acumula 48.954 mortes em decorrência do novo coronavírus. Nesta sexta, o Brasil confirmou, pelo quarto dia consecutivo, mais de 1.200 novos falecimentos por conta da covid-19.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 507 mil pessoas se recuperaram da covid, e 476.759 pacientes seguem em acompanhamento médico.

Instabilidade no repasse do número de casos

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que o aumento no número de casos desta sexta se deu por causa de uma instabilidade na exportação dos dados, principalmente nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Confira a nota na íntegra

"O Ministério da Saúde esclarece que o aumento no número de casos registrados de ontem para hoje se deu, em parte, devido a uma instabilidade na rotina de exportação dos dados relatados, principalmente, pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo na última quinta-feira (18). Juntos, estes estados representaram um incremente de 27.436 casos novos em relação ao dia anterior.

É importante destacar que existem duas formas de exportação de dados do sistema e-SUS Notifica: diretamente do aplicativo ou por meio de uma aplicação (API). Este último utiliza tecnologia mais leve e é indicado para grandes volumes de dados, caso de secretarias estaduais de saúde e de grandes municípios. Ocorre que algumas unidades da federação utilizaram o aplicativo para exportação de dados, o que não é recomendado.

O Ministério da Saúde prontamente orientou estas localidades a usar somente a exportação via API, que já vinha sendo utilizada pelos estados em momentos anteriores. Em todo caso, o Departamento de Informática do SUS (Datasus) trabalha para oferecer esta mesma tecnologia (aplicativo) para os municípios que tenham um grande volume de dados.

Por fim, cabe destacar que o encerramento da semana epidemiológica no sábado (20/06) permitirá avaliar com maior precisão a variação de casos novos nesta semana em relação à anterior."

Pandemia em Pernambuco

Situação

Com 1.094 novos casos nas últimas 24 horas, Pernambuco tem agora 49.720 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado. Também foram divulgados mais 45 óbitos causados pela covid-19. O Estado contabiliza, no total, 4.102 mortes pela doença.

Reabertura de praias e parques

A decisão assinada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirma que a reabertura pode ser feita já no sábado, 20 de junho, e é válida somente para cidades da Região Metropolitana do Recife. As faixas litorâneas das cidades das Matas Sul e Norte permanecem fechadas por, segundo o Estado, ainda não terem estabilizado os números da contaminação da covid-19. Estes locais públicos estão com acesso proibido desde o dia 4 de abril em cumprimento do decreto de número 48.881/20, publicado no dia 3 de abril, que visa conter o avanço do novo coronavírus no Estado.

Inicialmente, a medida era válida por apenas três dias e liberava o uso do calçadão para a realização de atividades físicas, como caminhada ou corrida. Em 6 de abril, também foi decretada a proibição do acesso aos calçadões. As vagas de estacionamento da avenida Boa Viagem também foram bloqueadas. Desde então, o decreto vem sendo prorrogada pelo Governo.

Antecipação da reabertura de bares e restaurantes

Pernambuco anunciou também, na última quinta-feira (18), que os bares e restaurantes terão a data para começar a retomar as atividades adiantada em uma semana. Pelo cronograma inicial do Plano de Convivência com a covid-19 do Estado, o setor tinha previsão de retorno a partir do dia 13 de julho (etapa 7), com apenas 50% da capacidade. Seguindo os critérios do plano, como a curva epidemiológica tem mostrado tendência à estabilização nas primeiras semanas de retomada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, por ora, já tem no cronograma a antecipação da flexibilização em uma semana.

Seguindo o novo cronograma, a retomada do setor deverá começar no dia 6 de julho (etapa 6). "Em diálogo com o setor, a Abrasel solicitou que a flexibilização das restrições fosse antecipada para a etapa 4 (dia 22 de junho) e, em seguida, reapresentou pedido para que a atividade passasse a integrar a etapa 5 (29 de junho). O comitê socioeconômico de enfrentamento ao coronavírus, considerando a relevância do setor para a economia e avaliando os indicadores monitorados pela Saúde, considerou segura a antecipação da reabertura, mas dentro da etapa 6 (a partir do dia 6 de julho)", confirma a secretaria de Desenvolvimento Econômico.

TUDO SOBRE A COVID-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias