SAÚDE

Prevenção é melhor maneira de vencer câncer ginecológico, como o que acomete Fátima Bernardes; especialista explica

De acordo com o médico cancerologista, Joaquim Branco, a maioria dos cânceres ginecológicos podem ser prevenidos; o acompanhamento médico regular e a higienização correta da vagina, antes e depois do ato sexual, são eficazes métodos de prevenção deste tipo de doença

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 03/12/2020 às 10:18 | Atualizado em 03/12/2020 às 11:29
Foto: Maria Julia Aguiar/TV Globo
Apresentadora revelou na última quarta (2) ter descoberto um câncer de útero - FOTO: Foto: Maria Julia Aguiar/TV Globo

Em entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, nesta quinta-feira (03), o Dr. Joaquim Branco, médico cancerologista, falou sobre o câncer ginecológico. O assunto entrou em evidência nesta semana após a apresentadora e jornalista, Fátima Bernardes, de 58 anos, ter revelado na última quarta (2), estar enfrentando um câncer no útero em estágio inicial. 


“A maioria deles [dos cânceres ginecológicos] são preveníveis, como o câncer de colo uterino. Espero que seja um tumor benigno e menos agressivo o da nossa grande apresentadora”, disse.

Segundo o médico, é necessário que as mulheres mantenham uma rotina de acompanhamento e consultas ginecológicas a partir da primeira relação sexual. Em caso da descoberta de um câncer, o diagnóstico em fase inicial é de extrema importância e atinge altas taxas de cura. No caso de Fátima Bernardes, por exemplo, a jornalista revelou que descobriu a doença, ainda em fase inicial, após exames de rotina.

“Temos que ter em mente, em um momento como esse que está sendo divulgado, no Brasil, toda prevenção é fundamental e diagnóstico no início da doença, seja ela onde seja, tem tratamento e tem cura”, afirmou.

A higiene também é um grande fator de prevenção ao câncer ginecológico. "É recomendado lavar a vagina antes e depois da relação sexual", orienta o Dr. Joaquim. 

Dentre os diversos tipos de câncer ginecológicos (de colo de útero, de ovário, de endométrio, de vagina e de vulva), o câncer de colo de útero é o mais recorrente entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), chega a ser a quarta causa de morte por câncer de todos os tipos entre a população feminina no Brasil.

Este tipo de tumor é causado pela infecção persistente do papilomavírus humano (HPV). Dentre os cuidados necessários para prevenção, principalmente para encontrar cedo lesões ou alterações do tecido uterino que indiquem a presença do HPV, está a realização do exame papanicolau. Ele deve ser feito em mulheres de 25 a 64 anos de idade que já tiveram relação sexual, conforme diretriz do Ministério da Saúde. Além disso, atualmente existe a vacina contra o HPV, indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. 

"A vacinação, o uso de preservativos em todas as relações sexuais e a realização periódica do exame preventivo são as medidas indicadas para prevenção do câncer de colo de útero. Hoje as mulheres mais jovens, quando começam a ter vida sexual ativa, já são mais cuidadosas, tanto com a higiene, quanto com a informação, elas vão ao médico e buscam se cuidar, mais do que há uns anos atrás, por exemplo", revelou o médico. 

O câncer ginecológico pode apresentar sintomas logo no início. Entre os sinais que devem ser observados pela mulher estão a dor pélvica persistente, para além do período pré-menstrual; inchaço abdominal e flatulência; dor lombar persistente; sangramento vaginal anormal; febre persistente; dores de estômago ou alterações intestinais; perda de peso acentuada; anormalidades na vulva ou vagina; e fadiga.

"É necessário estar atento aos sinais que o corpo dá", completa o cancerologista. 

Fátima Bernardes revela câncer de útero: 'Estou bem'

A apresentadora da TV Globo Fátima Bernardes, de 58 anos, revelou na noite da quarta-feira (2) em suas redes sociais que foi diagnosticada com câncer de útero. A jornalista, no entanto, amenizou o peso da notícia, ao informar que a doença está em estágio inicial, mas que ficará afastada do comando do Encontro por alguns dias.

>> Fátima Bernardes e Túlio Gadêlha trocam declarações e comemoram namoro

>> No Encontro, Fátima Bernardes vai às lágrimas em entrevista com mãe de Miguel

>> Fátima Bernardes elogia entrevista de William Bonner a Pedro Bial

"Como sempre usei minhas redes com total franqueza e verdade, preferi eu mesma passar essa informação para todos que me acompanham", escreveu Fátima Bernardes em postagem no Instagram. "Logo, logo, estarei de volta para nossos encontros", prometeu a apresentadora, que logo recebeu uma enxurrada de boas mensagens de famosos e anônimos.

"Tá tudo certo amada! Nada vai acontecer! Opera, tira da frente, descansa, recupera e volta logo pra alegrar nossas manhãs com nossos encontros!", respondeu o ator Paulo Gustavo. "Estamos juntos nessa, meu amor", declarou o deputado pernambucano Túlio Gadêlha, namorado de Fátima, que fez um post também em suas redes sociais declarando seu apoio à amada (veja abaixo). "Na torcida por você, Fátima querida! Receba de volta todo o amor que você emana!", escreveu a atriz Mariana Xavier.

VEJA O POST DE FÁTIMA BERNARDES:

VEJA O POST DE TÚLIO GADÊLHA:

Comentários

Últimas notícias