OPORTUNIDADE

Sesc oferece 90 bolsas integrais para alunos do ensino médio; saiba como se inscrever

Os jovens selecionados terão cobertura das despesas relativas à instituição, livros didáticos e alimentação

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 27/04/2021 às 13:28
Notícia
X

A Escola Sesc de Ensino Médio abriu processo seletivo para alunos concorrerem a bolsas de estudo integral para o ano letivo de 2022. As bolsas são válidas pelos três anos de duração do ensino médio. Podem concorrer alunos de todo o País. Serão ofertadas 90 vagas, sendo 52 para regime residencial destinadas a jovens de todos os estados, e 38 bolsas para o regime externo, exclusivas para o Rio de Janeiro, onde se localiza a instituição. 

O processo seletivo será inteiramente remoto e gratuito. Uma das fases será em forma de sorteio público e não haverá provas objetivas e nem redação. A medida é tomada com base no cenário atípico da pandemia.

Os jovens selecionados terão cobertura das despesas relativas à instituição, livros didáticos e alimentação, os interessados podem realizar a pré-inscrição através do site www.escolasesc.com.br, até às 18h do dia 26 de maio.

De acordo com a instituição, as aulas estão mantidas de forma online, por causa da pandemia do coronavírus. Em suas residências, os alunos contam com apoio dos professores para todas as atividades. A partir de uma plataforma virtual de aprendizagem, podem ser acessadas videoaulas, podcasts, conteúdo em PDF e Power Point, além de um fórum onde podem interagir e trocar ideias.

 

Pré-requisitos obrigatórios dos candidatos:

 

Os alunos que desejam concorrer às bolsas devem obrigatoriamente ter concluído ou estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e ter nascido entre 1º de janeiro de 2006 e 31 de dezembro de 2008. O processo de admissão é constituído por fases eliminatórias e classificatórias.

Além da pré-inscrição realizada no site, o candidato precisa confirmar a inscrição, com o envio dos documentos de identificação e preenchimento de um questionário sociocultural. Com a inscrição confirmada e validada, o candidato participa do sorteio, fase também eliminatória. Depois, serão realizadas as etapas classificatórias subsequentes, como análise dos documentos referentes aos critérios preferenciais e entrevistas individualizadas, com respectiva análise do Histórico Escolar ou boletim do estudante.

O processo seletivo é aberto a estudantes de escolas públicas e privadas. São considerados como critérios preferências e classificatórios a condição de candidatos dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo; renda familiar bruta igual ou inferior a três salários mínimos; alunos matriculados em escolas da rede de ensino do Sesc ou que tenham cursado ao menos dois terços do Ensino Fundamental em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas privadas.

Tags

Autor