UNIVERSO

Vídeo: Evento astronômico raro conhecido como "anel de fogo" acontece quinta

O Observatório Nacional fez uma transmissão ao vivo do fenômeno, com a participação de especialistas

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 10/06/2021 às 16:12
Notícia
Stan Honda / AFP
O fenômeno acontece nesta quinta-feira (10), às 5h15, e pode ser percebido a olho nú em alguns países ao norte do globo terrestre. - FOTO: Stan Honda / AFP
Leitura:

Um evento astronômico raro conhecido como “anel de fogo” aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), às 5h15 e pode ser percebido a olho nú em alguns países ao norte do globo terrestre. Para que os brasileiros não perdessem o momento, o canal do Youtube do Observatório Nacional fez uma transmissão ao vivo do fenômeno, com a participação de especialistas.

 


Também conhecido como eclipse anular, o evento acontece de forma que o sol não seja completamente coberto pela lua. Assim, cria-se um contorno de luz solar em formato de anel, por isso o nome “anel de fogo”.


O fenômeno pode ser avistado sem a ajuda de equipamentos específicos no Canadá, Rússia e Groenlândia. Em outros países, como o Reino Unido e os Estados Unidos, ele pode ser percebido parcialmente. Segundo a NASA, para acompanhar outro eclipse alunar, o Brasileiro terá que esperar até 2023, ano em que o próximo “anel de fogo” acontecerá.

Comentários

Últimas notícias