imunização

Aplicação de meia dose de AstraZeneca funciona para a imunização? Entenda

Moradores da cidade de Viana, no Espírito Santo, começaram a se vacinar nesse domingo com meia dose da vacina AstraZeneca/Oxford

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 14/06/2021 às 12:10 | Atualizado em 14/06/2021 às 12:29
Notícia
X

Moradores da cidade de Viana, no Espírito Santo, começaram a se vacinar nesse domingo (13) com meia dose da vacina AstraZeneca/Oxford. A estratégia é gerar uma vacinação em massa contra a covid-19. Mas, afinal, a medida é eficaz?

A imunização do município com meia dose da vacina faz parte de um projeto batizado de Projeto Viana Vacinada, voltado a avaliar a eficácia de uma dose menor na redução do número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A iniciativa é justificada devido à falta de vacinas para imunização em massa. O Viana Vacinada também vai avaliar, entre outros pontos, a diminuição de números de casos de covid-19, com internações e mortes.

O estudo científico é realizado por pesquisadores do Hospital Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde.

A eficácia da estratégia de vacinação com meia dose já foi testada e utilizada em outros momentos de emergência de saúde pública, como na epidemia de febre amarela, em que obteve êxito e garantiu a vacinação do Brasil e da África.

Projeto Viana Vacinada

A ação tem como público-alvo aproximadamente 35 mil pessoas entre 18 a 49 anos que não fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) e ainda não foram vacinadas. De acordo com o governo estadual, a participação é voluntária e a vacinação será realizada com doses doadas pelo PNI.

“Além do benefício do acesso à vacinação contra covid-19 para o participante, a estratégia de vacinação de toda a população, também tem o objetivo de reduzir a transmissão do vírus em Viana. O resultado desse estudo pode reorientar a estratégia de vacinação no Brasil e no mundo com mais vacinas para mais pessoas em menos tempo”, diz a página do projeto na internet.

A vacinação dos cidadãos de Viana ocorre em 174 salas de 35 zonas eleitorais espalhadas pela cidade.

Ao todo, serão 450 vacinadores voluntários, cedidos pelo governo do estado, município e instituições de ensino.

Tags

Autor