Notícias da Manhã

Novo decreto em vigor; depoimento de homem atingido no olho; vacinação contra gripe em voluntários. Comece o dia bem informado

Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta segunda-feira (14)

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 14/06/2021 às 8:19 | Atualizado em 14/06/2021 às 8:28
Notícia
X

Confira o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Novo decreto entra em vigor nesta segunda-feira (14)

Por Luísa Farias

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
O comércio varejista do centro das cidades na Região Metropolitana e Zona da Mata pode abrir das de 10h às 20h durante a semana e de 9h às 17h ou 10h às 18h nos finais de semana - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Com o final do decreto com as medidas restritivas em Pernambuco nesse domingo (13), governo estadual anunciou novas medidas que vão entrar em vigor a partir desta segunda-feira (14). A situação diferente da pandemia da covid-19 em cada uma das regiões do estado implicou na flexibilização do funcionamento das atividades na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste.

Na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata, o comércio poderá voltar a funcionar nos próximos dois finais de semana (19 e 20 e 26 e 27 de junho), até as 18h, se iniciarem as atividades a partir das 10h. O Agreste, que estava com medidas restritivas mais severas, retoma suas atividades também nos dias de semana.

Mas no Sertão, os 35 municípios das Gerências Regionais de Saúde (Geres) VI, X e XI, com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, entram em quarentena rígida. A medida foi adotada para tentar frear os índices da covid-19 na região, já que houve aumento na solicitação de leitos de UTI. Até o próximo dia 20 de junho, só poderão funcionar as atividades permitidas no decreto.

A Macrorregião 4, que contempla a região do Vale do São Francisco e Araripe, permanece no esquema de funcionamento até 20h, de segunda a sexta, e até 18h nos finais de semana.

Leia mais: 

Deputado do Ceará alega imunidade parlamentar, descumpre decreto estadual em praia de Pernambuco e é levado para delegacia. Veja vídeo

Confira como ficam as restrições em Pernambuco nos dias de semana a partir desta segunda-feira (14)

Depoimento de trabalhador atingido no olho

Por Raphael Guerra

HUGO MUNIZ/DIVULGAÇÃO
A vítima passava próximo à manifestação quando acabou atingido pelo tiro de bala de borracha no olho esquerdo - HUGO MUNIZ/DIVULGAÇÃO

O adesivador Daniel Campelo da Silva, de 51 anos, que ficou cego do olho esquerdo durante ação da Polícia Militar contra manifestantes no último dia 29 de maio, na área central do Recife, vai prestar depoimento à polícia nesta segunda-feira (14). A ouvida está marcada para 14h na Delegacia da Rio Branco. Ela é necessária para que a Polícia Civil possa dar continuidade às investigações do caso. E definir se vai indiciar criminalmente algum PM pelo ocorrido.

Na última semana, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, informou que ainda não foi possível confirmar se a vítima foi atingida por tiro de bala de borracha disparado por um dos policiais do Batalhão de Choque ou se ele perdeu a visão por causa de fragmentos de granada também utilizada pelos militares.

Leia mais: 

OAB-PE sugere que Polícia Militar use câmeras acopladas aos uniformes em Pernambuco

MPPE pede à Polícia Militar que evite uso de armas em protesto no Recife no dia 19 de junho

Daqui para frente é outra vida, relata um dos feridos em ação da Polícia Militar no Recife

Busca por voluntários para testar vacina tetravalente do Butantan contra gripe no Recife

Por Cinthya Leite

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O Instituto Butantan conduz, em parceria com o Real Hospital Português (RHP) e o Instituto Autoimune, ambos no Recife, um estudo para avaliar a segurança e eficácia da vacina da gripe (influenza) tetravalente (4 cepas virais), em comparação com a trivalente tradicional. - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

O Instituto Autoimune coordena, no Recife, o estudo do Butantan para avaliar a segurança e eficácia da vacina da gripe tetravalente (4 cepas virais), em comparação com a trivalente tradicional. Em parceria com o Real Hospital Português (RHP), o Autoimune recruta pessoas para participar do estudo.

Em todo o Brasil, 6.528 voluntários, em 11 centros distribuídos no País, devem colaborar com a pesquisa. É importante ressaltar que, nesse trabalho, os participantes não receberão placebo. Ou seja, todos serão imunizados contra a gripe. “No Recife, estabelecemos um objetivo de recrutar 700 pessoas, mas poderemos chamar mais”, diz o clínico geral Carlos Brito, pesquisador responsável pelo trabalho na cidade. O imunizante do estudo clínico inclui quatro cepas do vírus influenza, sendo duas da linhagem A (H3N2 e H1N1) e outras duas da B (B Victoria e B Yamagata). Saiba como participar aqui.

Leia mais:

Recife começa a vacinar todos os grupos prioritários contra gripe

 

Tags

Autor