clima

Bem vindo: solstício de inverno 2021 começa nesta segunda (21); veja previsão para o Brasil

Inverno começou às 0h32 e segue até o dia 22 de setembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 21/06/2021 às 7:15 | Atualizado em 21/06/2021 às 7:35
Notícia
X

Com informações do Terra

Esta segunda-feira (21) é marcada pelo início do inverno. Isso porque, às 0h32 houve o solstício de inverno no Hemisfério Sul, ou seja, o início do inverno, que se estende até às 16h21 de 22 de setembro. A data, além do horário de início e fim das estações, é definida por meio de cálculos astronômicos e não pela meteorologia.

>> Confira a previsão do tempo em Pernambuco nesta segunda-feira, início do inverno

No Brasil, é comum que o inverno seja um pouco mais brando em algumas regiões, enquanto outras contam com baixas temperaturas e chuva. Veja a previsão para o inverno 2021 no País:

Nordeste

No Nordeste, há indicações de que ocorram chuvas frequentes na costa leste e norte da região no início da estação, mas a intensidade, no entanto, irá diminuir ao longo dos meses. Em Pernambuco, a nova estação se inicia com previsão de chuva em quase todas as regiões, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba deve chover abaixo da média durante o inverno. Não há expectativa de chuva para o interior.

Sul

As baixas temperaturas do inverno só deve chegar à região com o passar das semanas. São previstas temperaturas menores às que normalmente são registradas neste período. Haverá chuva frequente, entretanto com volumes abaixo da média. Há risco de geada e neve em agosto.

Sudeste

O inverno deve ser mais quente que a média no Sudeste  em 2021, no entanto são esperadas massas de ar frio ao logo da estação entre São Paulo e o Sul de Minas Gerais. Também são previstos dias de sol forte e temperatura alta e chuvas abaixo da média. Há risco de geada para agosto.

Norte

Diferente das outras regiões, o Norte deve contar chuvas acima da média. É esperado um trimestre mais seco principalmente no centro-sul. Poucas massas de ar frio chegarão em Rondônia, no Acre e no Sul do Amazonas em agosto.

Centro-Oeste

Comum nessa época na região, os dias serão compostos por sol forte e temperaturas alta no inverno. Apenas no Mato Grosso do Sul devem ocorrer algumas pancadas de chuva pela influência de frentes frias mais continentais. Massas de ar frio conseguirão chegar às capitais do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Há risco de geada no Mato Grosso do Sul.

 

Tags

Autor