BRASÍLIA

Justiça do Distrito Federal nega pedido de Defensoria Pública de cela isolada para Lázaro

Defensoria havia feito o pedido alegando que queria proteger a integridade do suspeito. Para a juíza Leila Cury, o pedido é "inoportuno" neste momento

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 22/06/2021 às 11:54 | Atualizado em 22/06/2021 às 12:10
Notícia
X

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF) negou nessa segunda-feira (21) a solicitação da Defensoria Pública para que Lázaro Barbosa, de 32 anos, tenha proteção especial e uma cela separada dos demais detentos caso seja capturado. Para a juíza Leila Cury, o pedido é "inoportuno" neste momento. As informações são do G1.

O órgão havia feito a solicitação no dia 18 de junho, mas o conteúdo do documento foi divulgado nessa segunda. "Considerando a enorme repercussão nacional conferida ao caso, visando salvaguardar a vida e a saúde do assistido, a defesa técnica requer, desde logo, ao ilustre juízo que seja garantida a proteção da integridade física e psíquica do assistido", diz trecho.

Lázaro, conhecido como 'serial killer de Brasília', é procurado há 14 dias pelas polícias do DF e de Goiás pela chacina de quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, entre outros crimes.

No documento, a defensoria alega que quer proteger a integridade do suspeito. "Destaca-se que a tortura, bem como a violência física ou psicológica direcionada a qualquer ser humano, são consideradas práticas ilícitas vedadas pelo ordenamento jurídico pátrio e pelos tratados internacionais que o Brasil se comprometeu. São valores absolutos que devem ser garantidos a todos, independentemente da conduta criminosa praticada e do clamor da sociedade por justiça".

Em sua fala, o órgão também prestou solidariedade às vítimas dos delitos que teriam sido cometidos pelo foragido. "Ao mesmo tempo que se solidariza com as vítimas dos delitos, deseja que as investigações e buscas sejam bem sucedidas, com a maior celeridade possível, e que nenhuma outra pessoa venha a sofrer risco de vida ou lesão aos seus direitos".

Buscas

As buscas pelo foragido entraram no 14º dia seguido nesta terça (22) e mobilizam cerca de 270 agentes. Na manhã dessa segunda (21), uma moradora denunciou que viu um homem parecido com Lázaro passar por uma propriedade rural. Segundo ela, ele estava mancando.

Lázaro Barbosa

DIVULGAÇÃO/POLÍCIA CIVIL
Lázaro Barbosa, ficou conhecido como 'Serial killer do DF' - DIVULGAÇÃO/POLÍCIA CIVIL

Tags

Autor