DEFESA

Defensoria Pública pede cela isolada para Lázaro Barbosa, o 'serial killer de Brasília', e justiça nega

A Defensoria Pública do Distrito Federal pediu à Vara de Execuções Penais, em nota divulgada nesta segunda (21), que Lázaro Barbosa tenha proteção especial quando for capturado

Imagem do autor
Cadastrado por

Larissa Lira

Publicado em 22/06/2021 às 0:06 | Atualizado em 22/06/2021 às 21:02
Notícia
X

Conteúdo atualizado em 22/06/2021

A Defensoria Pública do Distrito Federal pediu à Vara de Execuções Penais, em nota divulgada nesta segunda (21), que Lázaro Barbosa tenha proteção especial e uma cela separada dos demais detentos, quando for capturado. "Considerando a enorme repercussão nacional conferida ao caso, visando salvaguardar a vida e a saúde do assistido, a defesa técnica requer, desde logo, ao ilustre juízo que seja garantida a proteção da integridade física e psíquica do assistido", diz trecho da nota.  A Justiça do Distrito Federal negou a solicitação para que chamado "serial killer de Brasília" seja alocado em uma cela individual.

Lázaro, conhecido como 'serial killer de Brasília', é procurado há 14 dias pelas policias do DF e de Goiás pela chacina de quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, entre outros crimes

 

No documento, datado de 18 de junho, a defensoria alega que quer proteger a integridade do suspeito. "Destaca-se que a tortura, bem como a violência física ou psicológica direcionada a qualquer ser humano são consideradas práticas ilícitas vedadas pelo ordenamento jurídico pátrio e pelos tratados internacionais que o Brasil se comprometeu. São valores absolutos que devem ser garantidos a todos, independentemente da conduta criminosa praticada e do clamor da sociedade por justiça". 

Em sua fala, o órgão também prestou solidariedade às vítimas dos delitos que teriam sido cometidos pelo foragido. "Ao mesmo tempo que se solidariza com as vítimas dos delitos, deseja que as investigações e buscas sejam bem sucedidas, com a maior celeridade possível, e que nenhuma outra pessoa venha a sofrer risco de vida ou lesão aos seus direitos". 

Justiça negou pedido

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF) negou, ainda nessa segunda-feira (21), a solicitação da Defensoria. De acordo com a juíza Leila Cury, os pedidos não devem ser considerados agora "pois dependem da concretização de fatos futuros e incertos".

Além disso, a magistrada afirmou que, caso Lázaro seja capturado, ainda não se sabe se ele será transferido ao Distrito Federal, já que as buscas pelo homem estão concentradas em Goiás.

Buscas por Lázaro

 

GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO
CAÇADA Policiais se mobilizam para capturar Lazaro Barbosa - GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO

Uma força-tarefa com cerca de 200 policiais foi montada e tem usado o distrito de Girassol, área rural de Cocalzinho, em Goiás, como base. Foi lá que Lázaro foi visto pela última vez e onde a família dele mora. O cerco também conta com helicópteros e cães farejadores.

 

Tags

Autor